Chuva danifica pontes em estradas rurais na região

Mais de 30 estradas e pontes estão com problemas e muitos produtores rurais não conseguem escoar a produção.

As chuvas da região noroeste paulista estão causando problemas em estradas rurais. Mais de 30 estradas e pontes estão com problemas e muitos produtores rurais não conseguem escoar a produção.

Em Valparaíso (SP), a chuva levou uma ponte na estrada rural que dá acesso à cidade. Uma ponte era usada por moradores do bairro rural Fundão, que agora estão pegando um desvio de mais de 30 quilômetros.

Segundo a prefeitura, a ponte deve custar R$ 148 mil para ser reconstruída e o prazo para que seja feita é de três a quatro meses. A região rural escoa muita produção de cana, gado de corte e de leite.

Ponte ficou destruída na região de Valparaíso (Foto: Reprodução/TV TEM)

Na região de Votuporanga (SP), quem precisa usar as estradas rurais está tendo bastante trabalho também. Várias pontes foram interditadas em três cidades: Jales (SP), Santa Fé do Sul (SP) e Fernandópolis (SP). Os produtores usam caminhos alternativos.

Mas no município existem outras três pontes que ainda estão interditadas. Na estrada que liga Fernandópolis a São João das Duas Pontes (SP) a estrutura que ficava sobre o córrego Jagora caiu e tem atrapalhado o escoamento da produção.

O mesmo está acontecendo entre Fernandópolis e o distrito de Brasitânia. Por causa das chuvas parte da ponte de madeira no rio Santa Rita cedeu. Produtores como o Luciano Ribas tem que andar o dobro para chegar até a cidade. “Precisamos da ponte porque tem o caminhão de borracha, tem o leite, que não tem como passar e tem de dar uma volta grande”, afirma.

A ponte de Madeira fica sobre o córrego Pádua Diniz. Ela foi colocada há sete anos porque a de concreto que existia no local também foi interditada. De acordo com Edmar Oliveira, coordenador da Defesa Civil de Fernandópolis, o município está atrás de parcerias para resolver o problema nos três pontos. “Todas as pontes passam por projeto para coordenação estadual da Defesa Civil para ser tomado as providências”, diz Edmar Oliveira.

Outros municípios da região de Votuporanga (SP) estão com o mesmo problema. A ponte que fica sobre o córrego da Roça em Jales (SP) caiu no início do ano. Ela liga Jales a Vitória Brasil (SP). Em Santa Fé do Sul (SP) a estrutura de uma das laterais da ponte no córrego Cancan desmoronou. A estrada que liga Santa Fé do Sul a Santa Rita D’Oeste (SP) está interditada há dez dias.

G1

0 Comentários

Deixe um Comentário

9 − 8 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password