Cerca de 70 detentos não voltaram da ‘saidinha’ de fim de ano em Araçatuba

A última saída temporária de presos no Estado de São Paulo foi no final de dezembro, quando cerca de 25 mil presos deixaram as penitenciárias e Centros de Detenção Provisória. Eles deveriam retornar para as unidades no dia 3 de janeiro, mas segundo a Secretariaria de Administração Penitenciária, 1.316 não voltaram. Na região de Araçatuba (SP), pelo menos 70 presidiários ainda estão foragidos.

Esta situação reflete diretamente no trabalho da polícia. Segundo Marcelo Curi, delegado da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Araçatuba, o número de furtos e roubos aumenta no início do ano por causa da chamada saidinha. Os presos que deixam as penitenciárias também se envolvem em outros crimes. “A população tem de estar atenta em todas as épocas, ainda mais na época de saidinhas. Porque às vezes, o preso é de uma cidade, vai para outra, aí ele comete crime, volta para a prisão e fica difícil de investigar. A melhor maneira seria acabar com a saidinha”, afirma o delegado.

Tem direito a saída temporária os condenados que estejam em regime semiaberto, tenham cumprido parte da pena e apresentem bom comportamento. A Polícia Militar diz que toma medidas nesse período para tentar localizar os foragidos e tentar evitar os crimes. “O policiamento é reforçado nesta época pela razão na maior presença de pessoas nas ruas também”, afirma o capitão Fábio Basílio.

O advogado Osvaldo Reis precisou por pregos em cima do muro de sua casa, em uma tentativa de evitar que os ladrões entrem. A medida foi tomada depois que teve a casa furtada. Os bandidos aproveitaram a viagem da família, durante as festas de fim de ano, e invadiram o local.  E mesmo com a precaução, o medo continua. “Nem dentro da própria casa não tem segurança, não pode ver uma televisão com a porta aberta porque corre risco, não pode mais sentar na calçada e conversar com o vizinho por causa da insegurança”, afirma o advogado.

 

G1

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password