Centro de Convenções recebe o clássico “O Pequeno Príncipe”

Cia Arte Mídia apresenta o espetáculo em três sessões: às 10h, 14h e 20h; peça traz uma reflexão acerca da mudança de valores

A Cia Arte Mídia apresenta hoje a peça “O PequenoPríncipe”, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”. O espetáculo tem adaptação e direção de Daniel Neves e será encenado em três horários: às 10h, 14h e 20h.
O espetáculo conta a emocionante história de um menino que vivia sozinho em um planeta tão pequeno como uma casa, com três vulcões e uma formosa flor de grande beleza e bastante orgulhosa.

O desdém da Rosa tirou a tranquilidade do mundo do Pequeno Príncipe e o levou a começar uma incrível viagem na qual conheceu excêntricos personagens, até chegar ao planeta Terra. Essas amizades ajudaram o menino a descobrir o segredo do que realmente importa na vida, do valor das pequenas coisas.
“O Pequeno Príncipe” é um texto profundo e repleto de poesia e simbolismos: o rei, a rosa, a serpente, o adulto solitário, a raposa, o geógrafo, entre outros. Nele, acontece o encontro do menino e do aviador, e de vários personagens que falam de sonhos, sentimentos, das relações das pessoas entre si e com o mundo, do amor e da amizade, da vaidade e do egoísmo, do poder e do orgulho, de atenção e carinho uns com os outros.
Através do mundo de fantasias esse menino questiona as coisas mais simples da vida. “O mundo moderno traz cada vez mais a solidão, fazendo com que nos entreguemos muito às preocupações cotidianas, tornando-nos adultos ‘definitivamente’, levando-nos ao esquecimento de que um dia também fomos crianças”, relata a Cia.
Neste sentido, o espetáculo traz uma reflexão acerca da mudança de valores, do equívoco que muitas vezes cometemos ao julgar situações e pessoas e da importância da simplicidade e amizade, ajudando-nos a entender que só podemos ver o que de fato é essencial através do coração.
“Acreditamos que o espetáculo ajudará a trazer os sonhos e as recordações já imperceptíveis na correria do dia a dia das crianças e da idade adulta, buscando resgatar a criança que existe em cada um de nós”, diz a Cia.

Obra
O livro “O Pequeno Príncipe” é uma obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943 nos Estados Unidos. Numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico.
É a obra em língua francesa mais vendida no mundo, com cerca de 143 milhões de exemplares. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro O Peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 idiomas e dialetos.

Proposta Pedagógica
Esta nova montagem tem como função pedagógica:
• Que as crianças percorram o mesmo caminho do pequeno príncipe, que ao longo da peça vai aprendendo lições importantes com cada personagem que encontra.
• Aviador – Trabalhar o sistema solar;
• Raposa – Valor da amizade /companheirismo;
• Vaidoso – abordar a questão da higiene (escovar os dentes, cortar as unhas, lavar as mãos antes de comer, etc.);
• Rei – respeitar as diferenças (gordo, magro, cor, etc.);
• Homem de negócios – trabalhar a questão do sentimento de posse, egoísmo, aprender a dividir;
• Geógrafo – Trabalhar de maneira lúdica o mapa do Brasil;
• Rosa – questão do meio ambiente, nascimento de uma planta, da semente até as frutas ou até tornar-se adulta, assim como os seres humanos;
• Acendedor- questão do meio ambiente, economizar energia, lixo reciclável, etc.;
• Cobra – questão do meio ambiente, respeito aos animais, diversidade da fauna.
Com a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e de efetivar os objetivos, foram eleitos os seguintes critérios para a seleção dos conteúdos encenados:
• Relevância social
• Características do público alvo
• Educação através do lúdico.

Ficha Técnica
Título O Pequeno Príncipe
Da obra Saint Exupéry
Adaptação e Direção Daniel Neves
Duração aproximada 50 minutos
Elenco André Mancini, Erique Nazareth e Henrique Nerys
Trilha sonora O Grupo
Iluminação: Toninho Rodrigues
Trilha Sonora Daniel Neves e Augusto Cetroni
Operador de Som e Luz Elvis Leandro
Cenários e Figurinos: Daniel Neves
Produção Executiva: Debora Minari e Elvis Leandro
Ilustração: Lézio Jr
Administração: Elvis Leandro
Diretor de Produção: Nilson Cardoso
Produção CIA ARTEMIDIA

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 × um =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password