CDP de Icém receberá 1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade

O evento será realizado nesta terça-feira (06) e contará com atendimentos médicos, emissão de documentos e palestras

Pela primeira vez, o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Marcos Amilton Raysaro” de Icém abrirá os portões à 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade voltada a presos que aguardam julgamento. O evento vem percorrendo as unidades prisionais do Estado e tem como objetivo oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos reclusos, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e, assim, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliá-los na retomada da vida quando ganharem a liberdade. A cerimônia de abertura oficial ocorrerá nesta terça-feira (06), a partir das 9h, no pátio externo do estabelecimento e na presença de autoridades, parceiros e convidados da sociedade civil.

Atualmente com 1.059 presos provisórios, embora com capacidade para 847, o estabelecimento dará início aos trabalhos já nesta segunda-feira (05) e visa oferecer serviços diversos que contribuam com a preparação para a retomada da vida em liberdade, no que se refere à aquisição de conhecimentos de temas gerais, monitoramento da saúde e identificação civil, servindo ainda para envolver a sociedade nesse processo de reinserção social, com atividades previstas até a sexta-feira (09).

Os trabalhos da jornada incluem emissão e atualização dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento e Casamento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimento jurídico. Ademais, haverá palestras com os temas: Higiene de alimentos, Atribuições da Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef), Caminhos e Escolhas, Dando asas ao espírito empreendedor, Preparação para a liberdade, “Felicidade” uma escolha libertadora, Infecções Orais e Doenças Sistêmicas. No que tange à saúde, haverá teste de glicemia, controle de hipertensão arterial, verificação de Índice de Massa Corporal (IMC) e vacinação contra a Febre Amarela.

Dados
Ao longo dos últimos três anos, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade foi tomando força, ganhando parcerias e se expandindo para todos os presídios. Em 2015, quando iniciou, foi realizada em 04 (quatro) estabelecimentos subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) totalizando 11.117 atendimentos. No ano seguinte, com a participação de 33 estabelecimentos na região foram 92.282 atendimentos e em 2017, 35 unidades totalizaram 145.050 atendimentos. Neste último ano, os Centros de Progressão Penitenciária de Valparaíso, Pacaembu e São José do Rio Preto realizaram, respectivamente, duas edições cada. Para 2018, já estão previstas e agendadas 40 jornadas para os presídios subordinados à Croeste.

Ação
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password