Católicos comemoram dia de Santa Luzia

A Igreja Santa Luzia comemora hoje o dia de sua padroeira. Às 15h, tem novena, e às 19h30, missa. Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é amada e invocada como a protetora dos olhos.

 

 

Na ocasião, os fiéis também celebrarão os 25 anos de ordenação do padre Geomar Alves dos Santos, que está frente à paróquia desde dezembro de 2011. Durante mais de 30 anos, o sacerdote Sílvio Roberto dos Santos administrou a Santa Luzia. Agora ele está na igreja Menino de Praga, em São José do Rio Preto, que era coordenada por Geomar.

 

 

História de Santa Luzia
Conta-se que a santa pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de castidade. Com a morte do pai, ela soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento, foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto ao sofrimento que passaria.

 
Vendeu todos os bens, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício aos deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade”.

 
Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a Santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo.

 
Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia foi devidamente confirmado. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam nas orações.

 

 

Karolline Bianconi – A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password