Cartórios já emitem 2ª via de certidões civis pela internet

Os cartórios de registro civil do Estado de São Paulo começaram a trabalhar com um novo modelo de emissão de certidões eletrônicas de nascimento, casamento e óbito. A segunda via dos documentos poderá ser solicitada pela internet em qualquer cartório do estado sem que o cidadão tenha a necessidade de se deslocar até a cidade de origem.

Quem nasceu em Santa Fé do Sul, por exemplo, e hoje mora em Campinas, antes precisava se deslocar até a cidade natal para pedir a segunda via da certidão de nascimento. Agora isso pode ser feito aqui. Para isso, basta apenas se dirigir ao cartório local.

O cartório entrará em contato com a unidade que expediu a primeira via para emissão da segunda, que depois será entregue ao requerente. A medida, segundo a Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo), irá baratear os custos e agilizar a operação.

De acordo com a assessoria de imprensa da Arpen-SP, o serviço é inédito no Brasil. O sistema foi testado durante três meses antes de entrar em funcionamento. Ele permite a integração dos 836 cartórios de registro civil no estado, que trocam comunicações em ambiente eletrônico seguro e criptografado, adaptado à certificação digital.

O sistema desenvolvido pela Arpen-SP servirá de modelo para a integração das demais unidades da federação, por meio de sua ampliação a ser instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Outra grande inovação que já se encontra em fase final de implantação será a possibilidade de o usuário localizar, pela internet, em quais cartórios estão seus registros de nascimento, casamento e óbito, ou mesmo de seus familiares.

correiosantafe

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password