Cartão de crédito lidera dívidas de famílias paulistas

O cartão de crédito deixou de ser sinônimo de independência financeira e há algum tempo é associado à inadimplência.

Em maio, segundo a Federação do Comércio de São Paulo, a principal dívida de 77,2% das famílias ainda foi o cartão.
Quando a dívida já se tornou uma bola de neve, a dica é tirar o plástico da carteira e entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor para negociar condições de pagamento.

O número de consumidores endividados na cidade de São Paulo alcançou o maior patamar do ano no mês passado, segundo análise da Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).

De acordo com dados divulgados pela entidade na Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), nesta quinta-feira (14), em maio, 53,2% dos paulistanos possuíam algum tipo de dívida. Em abril, o volume era de 50,6% de famílias endividadas, enquanto que no mesmo mês de 2011, este percentual era de 45,7%.

Em maio, 21,5% das famílias afirmaram ter contas em atraso, mostrando, neste caso, recuo de 0,3 ponto percentual, frente ao mês imediatamente anterior. Na comparação com o quinto mês do ano passado, o indicador apresentou alta de 7,1 pontos percentuais.

Segundo o estudo, 5,4% das famílias afirmaram que não teriam condições de pagar suas contas no mês passado.

Dívidas mais comuns
Dos tipos de dívidas, o cartão de crédito continua liderando, com 77,2% das indicações, seguido pelas dívidas com o crédito pessoal (19,3%), carnês (17,6%) e o cheque especial (9,8%).

Em maio, a maior parte dos endividados (59,6%) comprometeu de 11% a 50% da renda familiar com o pagamento de dívidas; 21,8% comprometeram menos de 10% e 14,9% comprometeram mais de metade da renda familiar.

Entre os consumidores com contas em atraso, 45,6% têm contas vencidas entre 30 e 90 dias e 39,6%, acima de 90 dias. Já o percentual de famílias com contas em atrasos até 30 dias é de 12,7%.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password