Capoeira: inscrições estão abertas

Serão disponibilizadas quatro turmas, com 30 vagas cada; modalidade está ganhando espaço nas competições regionais

A Secretaria de Esporte e Lazer de Votuporanga promove gratuitamente aulas de capoeira. A pasta oferece quatro turmas na modalidade, com 30 vagas cada. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na próxima semana, com o mestre Lousado.

As aulas acontecem no Complexo Esportivo “Mário Covas”’, às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30 e de segundas e sextas-feiras, das 14h30 às 16h. No Centro Social Urbano (CSU), às terças-feiras ocorrem das 14h30 às 16h e às sextas-feiras, das 8h30 às 10h. Os interessados fazem a ficha antes das atividades.

A escolinha atende crianças a partir de sete anos de idade.  “A capoeira oferece muita flexibilidade, potência, melhora condicionamento vascular. Trabalhamos com crianças a capoeira pedagógica, ajudando na coordenação motora, dando agilidade”, disse Lousado.

O mestre de capoeira ressaltou que o objetivo do projeto da Secretaria de Esporte é de formar atletas que representem Votuporanga em competições. “Vários ex-alunos, além de consagrados nas competições regionais, tornaram-se professores da modalidade”, afirmou.

Glauber Sales Santos participou da escolinha há cinco anos. “Morava em Araçatuba e me mudei para Votuporanga. Eu vi um grupo com roupa de capoeira nas ruas e perguntei onde era academia. Fui no Mário Covas e gostei”, contou.

Ele se formou como instrutor e passou a participar de projetos na Prefeitura, dando aulas na escola Neyde Tonanni Marão em 2014 e no Complexo Esportivo Mário Covas no ano passado. Glauber também participa dos Jogos Regionais e Jogos Abertos representando Votuporanga. “A capoeira te faz uma pessoa melhor para se relacionar, para conversar. Vejo o projeto como uma família”, complementou.

Nos últimos anos, a capoeira de Votuporanga ganhou destaque nas competições. A modalidade é vice-campeã nos Jogos Regionais nas categorias masculina e feminina e conquistou duas medalhas nos Jogos Abertos – uma de ouro na categoria meio pesado e uma de prata no leve feminino.  “O esporte ajuda na formação como cidadão de bem e depois vem o campeão”, disse Lousado.

Além da escolinha, a Secretaria de Esporte e Lazer mantém parceria com Casa da Criança, onde atende 80 participantes.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password