Capitão Fávero fala sobre a Semana do Trânsito

Em entrevista concedida na tarde de ontem ao programa Clube Notícias, levado ao ar pela Rádio Clube FM, o Capitão da Polícia Militar, Edson Fávero, falou sobre a Semana Nacional de Trânsito.
Segundo Fávero, a Semana Nacional do Trânsito é prevista no Código Nacional de Trânsito e oferece todos os anos,entre os dias 18 e 25, uma ocasião para que autoridades e comunidade reflitam sobre a situação do trânsito no país e em Votuporanga, em razão do alto índice de acidentes que acabam ceifando vidas e inutilizando pessoas. Dentro da programação, Fávero explica que está prevista uma palestra para amanhã e distribuição de panfletos no domingo, com dicas sobre como evitar acidentes de trânsito.

Amanhã acontece das 9h às 10h, a palestra “Embriaguez ao Volante”, que será realizada no Quartel da PM, segundo o oficial “exatamente para estreitar laços de amizade entre a Polícia militar e a comunidade. O evento é aberto a toda comunidade e direcionada aos motoristas, principal alvo palestra. Os portões do Quartel ficarão abertos a partir da 8h e com PMs na recepção para direcionar as pessoas a sala de reuniões. O palestrante será o Cabo da PM José Carlos da Silva Estefanutti , especialista na área de trânsito com vários cursos, principalmente no que se refere ao alcoolismo ao volante”.

O Capitão da Policia Militar Edson Fávero foi indagado pelo repórter Rafael da Clube FM, sobre as estatísticas do trânsito em Votuporanga. Em 2013 de janeiro a agosto, foram contabilizados somente em operações com o uso do Bafômetro, 209 motoristas embriagados, uma média de 17 ao mês. Em 2014, no mesmo período, 175 flagrantes de motoristas dirigindo embriagados, ou seja, uma média de 20 ao mês. O volume no primeiro semestre deste ano subiu em relação ao ano passado..

Clube FM: O que aconteceu aumentou a fiscalização ou cresceu o numero de motoristas bêbados?
Capitão Fávero: Eu me atrevo a dizer que aconteceram as duas coisas. A Polícia Militar tem acompanhado a movimentação, principalmente nas noitadas de finais de semana, e é sabido que algumas pessoas tem a responsabilidade de não agir de forma irresponsável após ingestão de bebidas alcoólicas, então houve sim um aumento do policiamento, como também aumentou o numero de bêbados ao volante.

Clube FM: No período de janeiro a agosto de 2013 tivemos em Votuporanga 925 entre autuaçõese apreensões de veículos; já em 2014, no mesmo período, foram contabilizadas 1088. O aconteceu, já que teve um aumento de 103 ocorrências em relação a 2013?

Capitão Fávero: Vamos falar sobre apreensões de veículos, já que o numero de autuações é mais significativo. A apreensão de veículos justifica uma maior fiscalização da nossa parte, embora não seja tão grande quando diluído no período de 8 meses. Isso mostra que a gente trabalhou de acordo com os recursos que dispúnhamos na época. Esse número vai acabar aumentando, já é perceptível a 1 ou 2 meses, quando começamos a Atividade Delegada, com ela são mais oficiais nas ruas. Fica o alerta as pessoas para que atentem à regularidade de seus veículos no quesito licenciamento. Na maioria das vezes a fiscalização é feita para abordar motoristas embriagados e aí acontece de se constatar que o documento do veiculo está vencido e aí o carro é recolhido, multado, etc.

Clube FM: Acidentes de trânsito: Em 2013 ocorreram 1410 acidentes de trânsito no município até o mês de agosto. Já em 2014 o numero subiu para 1202 ocorrências, ou seja, 14% a menos em relação ao mesmo período de 2013. Por qual motivo se dá essa baixa?

Capitão Fávero: As pessoas devem colocar aquilo que aprenderam quando tiram sua CNH e cito que os motoristas devem dirigir defensivamente e enxergando o perigo à frente. Fiscalização é importante, mas as pessoas só aprendem por meio de multas,que é uma maneira de punir para ver se o motorista começa a respeitar as leis de trânsito. Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password