Campanha da Polícia traz dicas de segurança pessoal

A Polícia Militar começou a distribuir ontem, em Votuporanga e região, panfletos com dicas de segurança pessoal. Foram enviados para o batalhão local cerca de 500 folhetos, que serão redistribuídos nas bases de Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia e Valentim Gentil.

 

A coordenação regional da campanha é da 3ª companhia do 16º batalhão da Polícia Militar. Os panfletos foram redigidos pela assessoria de comunicação da PM.

 

São 11 tipos de folders, com dicas para evitar abordagens de criminosos, cada um deles dirigido especificamente para um público ou situação. A intenção é dar dicas para o cidadão comum se comportar ao andar nas ruas, ao fazer alguma compra, no transporte público, na agência bancária e em caixa eletrônico externo (instalado fora de agências bancárias), sempre demonstrando situações em que o cidadão poderia agir de modo que, segundo a polícia, deixaria o marginal sem opção.

 

Os panfletos também trazem dicas para moradores da área rural, motociclistas, comerciantes, gerente e clientes de banco. Como se comportar no trânsito, especificamente no momento de usar a faixa de pedestre, é outro tema abordado.
Também há material dedicado exclusivamente a turistas, para atender à demanda da Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho. Com informações escritas em português, inglês e espanhol, o panfleto explica os cuidados que os visitantes devem tomar na rua, no aeroporto e no hotel.
De acordo com o capitão Édson Fávero, comandante da PM de Votuporanga, os panfletos serão entregues em estabelecimentos comerciais, na pelas ruas e nas saídas de escolas. “A distribuição será feita em pontos com grande fluxo de pessoas”, explicou Fávero.

 

 

Todos os informes têm os números da Polícia Militar (190), do Disque-Denúncia (181) e do Corpo de Bombeiros (193), além do site (www.policiamilitar.sp.gov.br) e e-mail (faleconoscopm@policiamilitar.sp.gov.br) da PM paulista.

 

Recolhidos
Em março passado, a Polícia Militar do estado de São Paulo retirou de sua página na internet o panfleto “Dicas de Segurança em Condomínios”, para evitar que as figuras impressas no material provocassem “interpretações indesejadas”.
No panfleto – que traz recomendações a síndicos, moradores e funcionários para evitar a ação de criminosos – apenas os funcionários são representados por uma caricatura de pele negra. O folheto também aconselhava “cuidados especiais” em relação a trabalhadores em três dos 15 itens impressos no folheto.
Além de estar disponível na internet, o material também foi impresso e distribuído em condomínios da capital.

André Nonato
andre.nonato@diariodaregiao.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password