Câmara vota inserção de avaliações psicológicas em concursos

Último concurso do Executivo foi realizado no dia dois e mais de 5 mil cidadãos concorreram

 

Os vereadores de Votuporanga irão votar amanhã um projeto de lei que visa inserir avaliações psicológicas nos concursos públicos. O documento é de autoria do Poder Executivo e cria instrumentos para avaliar o perfil do candidato.

 

Essas ferramentas verificarão a sua capacidade de adaptação e seu potencial de desempenho positivo, por meio das características: vulnerabilidade; instabilidade; passividade; nível de comunicação; dinamismo/assertividade; interações sociais; extroversão; socialização; competência; empenho e atenção.

 

Ainda de acordo com o projeto, as condições serão definidas pela Secretaria responsável pelo concurso público, de forma que o candidato deva estar dentro do esperado nos parâmetros mínimos dos itens. Aqueles que não atenderem às expectativas serão eliminados do processo.

 

 

Na prática

 

A avaliação será realizada por um profissional regularmente inscrito no Conselho Regional de Psicologia, que utilizará testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia.

 

O resultado será obtido por meio de análise conjunta de instrumentos psicológicos utilizados, os quais deverão estar relacionados com as atribuições e os requisitos dos cargos dos servidores da função pretendida.

 

Justificativa do projeto

 

O prefeito Junior Marão falou sobre a importância da inserção da avaliação psicológica no processo de escolha de um profissional. “Seu planejamento estratégico tem como objetivo identificar dentre os candidatos aqueles que por características pessoais e profissionais, responderão mais adequadamente às exigências do perfil do cargo, às expectativas e à cultura organizacional”, disse.

 

Marão ressaltou que segundo decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), é indispensável a previsão em lei para que se possa exigir testes psicológicos, não suprindo o requisito constar no edital. “A necessidade de lei incide tanto para cargos como empregos públicos”, afirmou.

 

 

Interesse

 

O número de pessoas que almejam cargos públicos está cada vez maior. Um dos motivos é a estabilidade que a carreira proporciona. Para o último concurso público realizado pela Prefeitura de Votuporanga no último dia dois, mais de 5 mil cidadãos concorreram às 164 vagas, sendo 49 para área educacional e 115 para cargos diversos.

 

O maior número de inscritos foi na área educacional para o cargo de Peb I, com 1.063 candidatos. Já nas demais áreas, o número de inscritos passou de três mil, sendo que para o cargo de Agente operacional I (serviços gerais feminino) o número de inscritos chegou a 350.  O concurso terá dois anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período. Os salários variam entre R$ 750,59 e R$ 2.240,69.

 

 

Votação

 

Serão apreciados e votados pelos vereadores ainda na sessão projeto de lei que fixa novos limites para a área urbana do município.

 

Também será analisada a autorização para o Poder Executivo a proceder permuta de imóvel localizado na rua Antonio Cramolichi, no bairro Jardim Umuarama; por um na avenida José Silva Melo.

 

A Câmara irá votar convênio com a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude para a realização do Jori – Jogos Regionais do Idoso, no período de 7 a 11 de maio.

 

Os vereadores irão analisar a alteração da lei 1595, de 10 de fevereiro de 1977, que visa desburocratizar a obtenção de licença de funcionamento de empresas. Também consta na ordem do dia a votação de denominação de avenida Vicente Jantorno. Andressa Aoki/A Cidade

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password