Câmara Municipal de Votuporanga lança o projeto Parlamento Jovem

A Câmara Municipal de Votuporanga lançou nesta quinta-feira, o projeto Parlamento Jovem – desenvolvido em parceria pela Mesa Diretora e a Escola do Legislativo “Drº Roberto de Lima Campos”.
O objetivo é oferecer aos jovens uma oportunidade de conhecer e também participar do processo eleitoral e democrático, por meio do exercício da função do Poder Legislativo Municipal.

 

A iniciativa da Câmara Municipal, por meio do projeto de resolução nº01/2016, é voltada aos alunos regularmente matriculados no ensino médio da rede estadual e particular de ensino da cidade.

 

A primeira edição contará com a participação de 17 jovens, sendo um representante de cada escola. As unidades de ensino realizarão uma eleição interna e elegerão seus representes para a apresentação de projetos de lei dentre as propostas e partidos temáticos: Trânsito e Transporte; Cultura; Defesa do Consumidor; Planejamento Urbano; Educação; Emprego; Esportes; Habitação; Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública.

 

As escolas receberam uma cartilha instrutiva, contendo as orientações para a participação no projeto, desde a escolha de um Partido Temático até a elaboração de um Projeto de Lei, no qual os alunos terão que apresentar em sessão no plenário da Câmara.

 

Os trabalhos do Parlamento Jovem serão quase que idênticos a uma sessão ordinária da Câmara, os alunos irão eleger na sessão de pose a Mesa Diretora, composta pelo Presidente, Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 1º, 2º e 3º Secretários. Além da experiência de conhecer e participar do processo eleitoral, ao final da Sessão será concedido aos estudantes um Certificado de Participação.

 

A legislatura terá a duração de uma semana e a Escola do Legislativo, presidida pelo vereador vereador Douglas Lisboa, será encarregada de implementar todos os procedimentos necessários para a realização e andamento da sessão do Parlamento jovem.

 

Cronograma de atividades

Os alunos terão entre os dias 21 e 31 de março para fazer uma campanha eleitoral em suas respectivas escolas. A eleição será no dia 04 de abril e a apresentação dos vereadores na Câmara será no dia 06. Já a posse e a eleição da Mesa Diretoria será no dia 31 de maio, às 19h30, na Sede da Câmara Municipal. A primeira Sessão Ordinária para discussão e deliberação dos projetos do Parlamento Jovem será no dia 07 de junho.

Para o presidente da Câmara – vereador Sérgio Adriano Pereira “é um projeto que tem grande alcance social e democrático, a Câmara oferecendo a oportunidade para que esses jovens adolescentes conheçam o andamento dos trabalhos do Legislativo votuporanguense”, destacou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password