Câmara Municipal aprova Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização do Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem em Votuporanga

De autoria do Vereador Chandelly, o Projeto de Lei busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico desse transtorno.

Nesta segunda-feira, 30/10, foi aprovado na Câmara Municipal de Votuporanga, por unanimidade, um projeto de lei que institui no calendário oficial do município de Votuporanga a “Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (TDL)”, de autoria do Vereador Chandelly (PODEMOS). A indicação foi da Renata Chiquetto e do Fábio Borges que são os pais do menino Lucas, laudado com TDL e que tem acompanhamento da Fonoaudióloga Nazima Simonato. Todos participaram da sessão que aprovou o Projeto do Vereador.

“Foi histórico! Com a provação deste projeto, Votuporanga se torna a pioneira no Estado de São Paulo e teremos a oportunidade de promover a conscientização sobre o diagnóstico e tratamento precoce de crianças ou pessoas com TDL. Plantamos uma semente e creio que dará bons frutos, é o início da implantação de novas políticas públicas garantindo direitos na saúde, na educação e em várias áreas do setor público e privado”, disse Chandelly.

“Como mãe de uma criança atípica, sei o quanto é importante disseminarmos conhecimento, enfrentarmos preconceitos e darmos visibilidade a causas pouco visíveis para a sociedade. Muitos ainda nem sabem o que é um Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem, mas creio que demos um grande passo nesta data e estou muito feliz por tudo o que aconteceu na Câmara Municipal. Agradeço a todos os vereadores de Votuporanga, principalmente ao Chandelly, por entenderem a importância deste projeto que se torna lei”, disse a mãe Renata.

A Fonoaudióloga, Nazima Simonato, explicou que o TDL está relacionado a dificuldades persistentes na fala e na evolução da linguagem em crianças. “Precisamos falar sobre o assunto para que as famílias possam reconhecer o transtorno e buscar ajuda de forma precoce, de modo a evitar possíveis isolamentos sociais e problemas na aprendizagem escolar, por exemplo,”, ressaltou Nazima.

A iniciativa, que segue para a sanção do Prefeito Jorge Seba, marca um passo significativo para garantir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para pessoas que enfrentam desafios relacionados ao desenvolvimento de linguagem.

Chandelly irá marcar um encontro com o prefeito Jorge para discutir ações que venham proporcionar melhor qualidade de vida a crianças e pessoas com TDL.

LEGENDA: Vereadores aprovaram projeto de lei na noite desta segunda-feira, pais de aluno com TDL compareceram na sessão e acompanharam a votação do projeto de lei

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password