Cai em 20% o armazenamento de água da cidade

A falta de chuva tem preocupado diversas cidades do Estado de São Paulo, em Votuporanga, esta situação fez cair em 20% o armazenamento de água nos reservatórios da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Votuporanga).

A situação, segundo a autarquia, ainda não é alarmante. Porém, sem previsão de chuva para os próximos 10 dias, a população precisa economizar.

Funcionando com 80% de sua capacidade de armazenamento de água, a Saev diz que, por enquanto, não há risco de racionamento no município. 
Para ajudar, o morador pode restringir o uso da água apenas para as necessidades básicas, evitando assim lavar calçadas, quintal, carro, entre outros.
Futuramente, a Saev deve sanar definitivamente esta preocupação com a falta de água. Serão construídos dois poços profundos, que vão garantir abastecimento para toda a população da cidade para os próximos 30 anos. 

Estado
O governo paulista não trabalha, até o momento, com a possibilidade de racionamento de água no estado em razão da falta de chuvas no mês de janeiro. O governador Geraldo Alckmin espera que a medida de estímulo de combate ao desperdício com um bônus da conta de água e a expectativa de chuvas a partir do dia 15 deste mês sejam suficientes para garantir o abastecimento. “Isso vai depender da resposta da sociedade [em economizar], que eu entendo que será positiva”, declarou.
Alckmin destaca que os últimos meses apresentaram um comportamento atípico para a época do verão, por isso a necessidade de medidas de precaução para superar esse período. “E o pior é não chover e fazer muito calor. Você tem um consumo de água muito maior e não tem a reposição pelas chuvas”, apontou. Ele espera que período de chuvas se estenda pelos meses de março e abril, já no outono, para compensar a escassez de água.
Para incentivar a economia de água, a Sabesp lançou uma campanha em que oferece um desconto de 30% no valor da conta de quem conseguir economizar 20% no consumo em relação ao gasto médio dos últimos 12 meses. Podem participar os consumidores residenciais, comerciais e industriais. “Já tivemos uma situação dessa em 2004 e houve boa resposta. Fizemos 20% [desconto] mais 20% [de bônus]. Agora estamos fazendo 20% mais 30%. Se economizar 20%, a conta cai praticamente pela metade”, destacou o governador.
A companhia pede para que a população economize água, adotando medidas como tomar banhos mais curtos, usar vassoura em vez de mangueira para limpar quintais e calçadas, acumular as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima e fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password