Caçador é detido por posse ilegal de arma de fogo em Magda
Indivíduo foi localizado por policiais militares ambientais de Votuporanga/SP, em uma propriedade rural, no bairro Serrinha.
No início da noite de ontem (22), policiais militares ambientais realizavam patrulhamento por uma propriedade rural, no bairro Serrinha, em Magda/SP, a fim de averiguarem várias denúncias de caça de animais silvestres nativos da espécie Paca.
De acordo com informações, quando os militares passavam pelas imediações do imóvel, foi observado no quintal a presença de dois indivíduos, sendo que um deles, ao perceber a presença da Polícia Militar Ambiental, demonstrou nervosismo, movimentando-se rapidamente e adentrando ao interior da residência.
Diante do fato suspeito, a equipe deslocou-se imediatamente até a casa, onde abordou o indivíduo M.C., que estava no quintal, morador do local e posteriormente saiu de dentro da casa o outro indivíduo J.M., também morador daquela localidade.
No entanto, realizadas a devidas buscas pessoais, nada de irregular foi constatado com eles. Entretanto, os policiais suspeitavam de que pudesse haver alguma irregularidade no interior da residência.
Em seguida, J.M., foi indagado se possuía arma de fogo no imóvel, respondendo que tinha uma espingarda cartucheira calibre 36, sendo localizada dentro de um guarda-roupa, em um dos quartos da casa, juntamente com farto material usado em armamentos, como:
- 1 espingarda cartucheira calibre 36;
- 1 caixa de sapato contendo os seguintes materiais: 43 cartuchos intactos calibre 36; três cartuchos deflagrados calibre 36; cinco cartuchos deflagrados calibre 28; três cartuchos intactos calibre 28; um cartucho deflagrado calibre 20; 1,5kg de chumbo; 0,3kg de pólvora; 0,4kg de parafina; 112 espoletas; dois soquetes para carregar cartuchos; dois martelinhos para socar as buchas dos cartuchos e 61 buchas para carregar cartuchos.
- Ainda, no quarto de despejo da casa, foram encontrados dois “canhõezinhos” em condições de uso (armadilha para caça que dispara tiro, com percursor, através de munição real com pólvora e chumbo).
Questionado, J.M., teria informado que realmente possui o hábito de caçar “Paca”, porém não foi encontrada carne de animal nativo na residência, sendo que ainda salientou não possuir registro da referida arma de fogo e munições e nem qualquer tipo de autorização para os “canhõezinhos” encontrados.
Sendo assim, diante da posse irregular de arma de fogo de uso permitido e munições, prevista no artigo 12 da Lei Federal nº 10.826/03, os indivíduos juntamente com os materiais foram apresentados na Central de Flagrantes de Votuporanga/SP, onde o delegado de polícia determinou a apreensão do material. Já a dupla foi ouvida e liberada, sendo que J.M., responderá em liberdade.
Deixe um Comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
0 Comentários