Brigada Contra o Aedes: servidores são capacitados para formação de equipe de trabalho

Grupos são criados em todo Estado, devido ao cenário epidemiológico com a introdução do Zika, Chikungunya, e aumento nos casos de dengue

Servidores públicos dos órgãos e entidades da Administração direta e indireta participaram nesta segunda-feira (26/9), no Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), da Capacitação “Brigada Contra o Aedes aegypti”, promovida pelo Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) da Secretaria de Saúde, em cumprimento ao decreto estadual nº 62.130 de 29 de julho de 2016.

De acordo com a educadora em saúde, Ana Carolina Ribeiro, cada setor indicou três servidores a serem treinados para realizar vistorias permanentes nos imóveis públicos. “Esses colaboradores serão responsáveis pela organização, acompanhamento, avaliação e limpeza do ambiente para prevenir, não só o Aedes, mas também escorpião, caramujo, pombos e lutzomyia longipalpis (mosquito palha, transmissor da leishmaniose)”, explica.

Equipes de trabalho estão sendo criadas e capacitadas em todo Estado de São Paulo, devido ao cenário epidemiológico com a introdução do Zika vírus e Chikungunya, além do aumento na ocorrência de casos de dengue.

Foi apresentado o modelo do relatório de checklist que cada responsável terá de preencher esclarecendo as medidas adotadas no manejo ambiental. A Secretaria ou órgão responderá pelo imóvel público. “Em suma, para tais assuntos, a melhor maneira de prevenção é manter o ambiente limpo e organizado. Em específico no combate ao Aedes Aegypti – criadouros são os materiais (industriais ou naturais) que retêm e/ou acumulam água”, finaliza a Ana Carolina.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password