Bolsa Família: beneficiários devem atualizar cadastro

Famílias votuporanguenses devem procurar a Secretaria de Assistência Social da cidade para fazer a atualização de seus dados junto ao programa Cadastro Único do Governo Federal. Elas recebem benefícios de programas sociais como Bolsa Família, Carteirinha do Idoso, Tarifa Social de Energia e BPC – Benefício de Prestação Continuada.

 

 

O público-alvo é formado por 284 pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família e que há dois anos não atualizam seus cadastros. A Secretaria informou ainda que 2.470 cidadãos possuem inscrição e que há mais de quatro anos não confirmaram as suas informações.

 
Atualmente, a Prefeitura possui 2.117 famílias beneficiadas. De janeiro até dezembro, foram 545 Carteirinhas do Idoso geradas. Já com o BPC (Benefício de Prestação Continuada), são 998 pessoas com deficiência e 847 idosos.

 

 

Revisão
A revisão cadastral é uma ação anual que verifica se as famílias, com cadastros desatualizados há mais de dois anos, continuam atendendo os critérios de elegibilidade dos programas. Elas são convocadas a atualizar seus dados e, caso isso não seja feito dentro do prazo, os benefícios podem ser bloqueados e, até mesmo, cancelados, no caso da ausência total deste procedimento.

 
O bloqueio do benefício para as famílias que não fizerem a atualização começa em janeiro de 2014, com risco de suspensão a partir de março do ano que vem caso não compareçam na Secretaria de Assistência Social.

 

 

Acesso
Para ter acesso aos programas, os moradores devem procurar o Setor do Cadastro Único na Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na avenida João Gonçalves Leite, n.º 4705, no Jardim Alvorada.

 
Anoel Junior Magri, assistente social e coordenador da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, explica que podem realizar o cadastro famílias com renda mensal de até três salários mínimos ou com renda per capita de até ½ salário mínimo.
Os documentos necessários são:
– para maiores de 18 anos: RG, CPF, carteira de trabalho, Título de Eleitor e certidão de nascimento/casamento.
– para menores: certidão de nascimento, declaração escolar (contendo a série e escola), RG, CPF, carteira de trabalho (se possuir) e comprovante de endereço.

 

 

Benefícios
Vale ressaltar que além dos benefícios que os cidadãos recebem como transferência de renda, também são atendidos e acompanhados pelos Cras, Creas, CCI, CDI, Pronatec/Acessuas (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego / Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, Projetos de Inclusão Produtiva).

 

 

VivaLeite
O município possui o programa Viva Leite para crianças de seis meses a 6 anos e 11 meses. Por enquanto, não há previsão de inclusão de pessoas idosas neste programa.

 

Karolline Bianconi – A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password