Big Band Guarani resgata clássicos dos anos 40 e 50

Evento faz parte da 13ª Semana da Música; apresentação foi em homenagem aos pioneiros da música de Votuporanga

A Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria da Cultura e Turismo vem realizando durante essa semana a 13ª Semana da Música. A noite de quarta-feira (19/11) foi abrilhantada pela apresentação da Orquestra Big Band Guarani de Votuporanga, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, em alusão à formação original da Orquestra Guarani de Votuporanga, fundada em 1953. O show homenageou os pioneiros da música que muito contribuíram para o fortalecimento e crescimento da música na cidade.

Sob a regência do maestro Mazinho Sartori a Orquestra Big Band Guarani fez uma viagem no repertório passando pelos anos 40 e 50 executando canções de grandes mestres da música como Glen Miller, Cole Porter, Frank Sinatra, entre outros. Segundo Mazinho “esse é um momento de muita responsabilidade, foram meses de pesquisa acerca de nomes e instituições, colhendo depoimentos, consultando livros, jornais e revistas. É um momento mais que especial homenagear gerações que continuam sendo referências para nossa cidade. Na eventualidade de não termos contemplado todos os merecedores, solicitamos que não se sintam diminuídos, ao contrário, que se manifestem e, em momento oportuno, serão homenageados, pois esta é a finalidade maior dos gestores da cultura em nosso município”.

Segundo Mazinho, essa pesquisa resultou num livreto que foi entregue aos presentes na abertura do evento, o exemplar resume parte da história dos pioneiros da música em Votuporanga e sua confecção teve o apoio das empresas de Votuporanga: Frango Rico e Facchini.

Durante a solenidade foram entregues certificados para músicos presentes e entre os 30 homenageados estavam os irmãos Ivo Mataruco e Vitor Mataruco, que demonstraram emoção em receber a honraria. “Estamos muito felizes em estar aqui revivendo uma época que fez e continua fazendo parte da nossa história até os dias de hoje, é um orgulho fazer parte de uma orquestra que foi registrada como primeira Orquestra de Música em Votuporanga”, disseram os irmãos.

Outro depoimento foi da musicista Terezinha Bataglia. “A música está presente em todas as circunstâncias, fazer parte dessa homenagem é um orgulho, a cidade está tendo uma evolução cultural, tanto que hoje podemos concretizar aqui nesse palco, através da apresentação da Big Band Guarani, é a realização do sonho de todos que cultivam e valorizam a cultura”.

Outro momento de emoção foram os aplausos do público durante a execução da música que abriu o espetáculo “Moonlight Serenade”, de Glen Miller. A Orquestra Big Band Guarani conta com 13 músicos de Votuporanga e é coordenada pelos maestros Mazinho Sartori e Horácio dos Santos Junior.

Segundo a secretária Silvia Stipp, o evento é uma reverência de várias gerações a estes músicos desbravadores que não mediram esforços para abrilhantar as noites de bailes dançantes desde salões com pisos de terra batida à assoalhos de sintético.

As apresentações da 13ª Semana da Música seguem até domingo (23/11). Confira abaixo a programação dos últimos dias:

 

Sexta-feira (21/11)

Evento: Projeto Música na Rede / Flauta doce (Alunos da rede municipal)

Local: CEM Profª Neyde Tonnani Marão

Horário: 8h e 13h

Classificação indicativa: livre

Realização: Secretaria da Cultura e Turismo e Escola Municipal de Artes em parceria com a Secretaria da Educação

Evento gratuito

 

Evento: Fest Record Festival de Música Sertaneja

Local: Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”

Horário: 20h30

Classificação indicativa: livre

Realização: TV Record Rio Preto, em parceria Secretaria da Cultura e Turismo

Evento gratuito

 

Sábado (22/11) – Dia da Música

Evento: Itinerário Musical Trio de Cordas da Escola Municipal de Artes

Local: Santa Casa de Misericórdia

Horário: 9h

Realização: Secretaria da Cultura e Turismo e Escola Municipal de Artes

Evento gratuito

 

Evento: Fanfarra da APAE (Mestre Borboleta)

Local: Rua Amazonas (entre ruas Tocantins e Alagoas)

Horário: 9h

Realização: Secretaria da Cultura e Turismo e Escola Municipal de Artes

Evento gratuito

 

Evento: Projeto Axé Criança (Mestre Lena Moreira)

Local: Rua Amazonas (entre ruas Tocantins e Alagoas)

Horário: 9h30

Realização: Secretaria da Cultura e Turismo e Escola Municipal de Artes

Evento gratuito

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password