Biblioteca Municipal trabalha com acervo reduzido

Todos os livros somam 35 mil exemplares, mas por falta de espaço, os votuporanguenses ficam apenas mil livros à disposição

 

Há quase um ano e meio instalada provisoriamente no Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil), a Biblioteca Municipal de Votuporanga funciona com apenas mil livros à disposição do leitor. O acervo completo conta com 35 mil exemplares, mas por falta de espaço, os votuporanguenses ficam apenas com livros de literatura disponíveis para a locação. 

De acordo com a Prefeitura, com a mudança, o espaço passou por um processo de reorganização, porém, mesmo com o ambiente pequeno é possível realizar empréstimos de livros, incentivar a prática pela leitura e até mesmo se atualizar quanto às notícias do dia lendo os jornais, já que há espaço destinado a isso.

Uma das funcionárias da biblioteca, Thayane Bianca Cobacho de Oliveira, conta que os leitores assíduos continuam a frequentar o local. “Recebemos em média umas cinco pessoas por dia. A maioria jovens e adultos”.

Thayane também falou que um dos livros mais procurados recentemente é “A Culpa é das Estrelas”.

Nos últimos três meses houve aproximadamente 360 empréstimos, um número bem abaixo do que a biblioteca emprestava enquanto estava anexa à Concha Acústica, no centro da cidade.

“Quando a biblioteca era no centro, em um só mês realizávamos mil empréstimos”, disse Thayane.

O acervo completo da biblioteca conta com 35 mil livros de Geografia, Educação, Literatura, Conhecimentos Gerais, Didática, Filosofia e Artes, e também infantil e juvenil.

A Prefeitura ainda informou que apenas alguns atendimentos que exigem mais espaço e equipamentos estão suspensos aguardando a transferência para o novo espaço, que será no Centro de Informações Culturais e Turísticas.

 

Novo local

 

A Biblioteca Municipal aguarda a conclusão do Centro de Informações Turísticas (Centro Cultural), que fica anexo ao Centro de Lazer do Trabalhador para poder se instalar com espaço suficiente para abrigar todos os livros.

A Prefeitura informou que a construção do prédio já foi concluída, e que aguarda apenas a instalação do sistema de climatização e dos mobiliários para inauguração. Já foram investidos R$ 8 milhões na construção do Centro Cultural, mais R$ 1,2 milhão na climatização e aquisição de equipamentos e mobiliário.

O espaço contemplará locais para abrigar biblioteca, museu, cinema, área de shows e oficinas de artesanato, dança, pintura e diversas mostras, além de área administrativa, para onde será transferida a Secretaria da Cultura e Turismo.

 

Reclamações

 

O espaço em que a Biblioteca Municipal está abrigada fica anexa ao Polo da UAB, na Vila Muniz, ao lado do CSU (Centro Social Urbano). Algumas pessoas deixaram de ir até o local, por achar que é longe e fora das rotas principais da cidade.

A costureira Lucimar Tava-res de Souza, de 45 anos, conta que depois que a biblioteca mudou de lugar, não conseguiu mais levar a filha Sara, de 9 anos, para poder escolher um livro.

“Quando a biblioteca era lá no centro da cidade, eu podia deixar ela escolhendo os livros, enquanto eu também olhava alguns que me interessava”, conta.

Lucimar mora no bairro Carobeiras, e diz que onde a biblioteca está, fica um pouco fora de mão. “Eu ainda tenho carro para poder levar minha filha, mas e as pessoas que não tem. Eles precisam pegar dois ou três ônibus até chegar aqui para poder escolher um livro”.

A filha de Lucimar, Sara, e a amiga Carine vão entrar de férias em breve, as duas contaram que escolher livros poderia ser uma boa opção para passar o tempo.

“Gostaria de ler mais livros, mas dependo da minha mãe para vir até aqui”, disse Sara.

 

Serviço

A Biblioteca Municipal está aberta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e fica na rua Pernambuco, 1736, anexo ao prédio da UAB. O telefone para outras informações é o (17) 3421-2662.

 

Isabela Jardinetti

isabela@acidadevotuporanga.com.br

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password