Biblioteca de Simonsen é abordada em congresso

Diretora do CEM Prof. Orozimbo Furtado Filho, Vera Lucia Namba e diretora do Instituto Brasil Leitor, Ivani Nacked, falam sobre a Biblioteca Jovem

A Biblioteca Jovem, de Simonsen, será tema de palestra em congresso.  A diretora do Centro de Educação Municipal (CEM) Prof. Orozimbo Furtado Filho, Vera Lúcia Namba, apresentará o estudo que mostra as etapas da implantação da primeira Biblioteca Jovem no Brasil em Simonsen durante o encontro Educação 360 nos dias 11 e 12 de setembro. Vera Lúcia estará acompanhada da diretora do Instituto Brasil Leitor, Ivani Nacked.

A Biblioteca Jovem, instalada em Simonsen, é a identidade da comunidade. O formato dispõe de uma rica variedade de materiais com os quais os jovens poderão desenvolver o hábito e gosto pela leitura como: acervos de jogos, multimídia, CDs, DVDs, jornais e revistas, além de painéis de grafite e pinturas. Em um ano de implantação, foram 1.000 empréstimos de livros.

Na busca pela leitura como hábito na população escolar brasileira, o Instituto Brasil Leitor desenvolveu o projeto Biblioteca Jovem, no qual o espaço ganha novas dimensões e formas de aprendizagem. Por meio de jogos lúdicos, música e arte, os jovens têm autonomia sobre a biblioteca para que seja criado um espaço que acompanhe o seu desenvolvimento. Ivani também falará sobre o projeto na Fundação Casa.

Para a secretária da Educação, Silvia Rodolfo, a participação de Votuporanga no congresso é importante como incentivo às instituições. “Estaremos entre 30 estudos de caso apresentados no encontro. São trabalhos de diferentes naturezas, como escolas que encontraram caminhos alternativos para melhores resultados e iniciativas tecnológicas que podem contribuir para o aprendizado. A Biblioteca Jovem agrega muito conhecimento e interação entre comunidade escolar e moradores, é um patrimônio de Simonsen”, disse.

O evento Educação 360 é realizado pelos jornais O GLOBO e Extra, em parceria com o SESC e a Prefeitura do Rio e apoio da TV Globo e Canal Futura, reunirá grandes pensadores, gestores, professores, estudantes e ativistas pedagógicos na Escola SESC de Ensino Médio, em Jacarepaguá.

Está confirmada a participação de estudiosos como Luiz Carlos Freitas, docente da Faculdade de Educação da Unicamp; Mozart Ramos Neves, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna; Jaílson de Souza e Silva, fundador do Observatório de Favelas; a pesquisadora Paula Louzano, da USP; o ex-padre e hoje professor Zeca de Mello; o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira; o ativista André Gravata, coautor do livro “Volta ao mundo em 13 escolas”; e Beatriz Cardoso, diretora do Laboratório de Educação.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password