Bebê de cinco meses morre de gripe suína

Um bebê de apenas cinco meses morreu vítima da gripe suína. É a 11ª morte na região provocada pelo vírus H1N1. Vitor Hugo Pereira, de Jales, apresentou os primeiros sintomas na segunda-feira, dia 7.

 

No mesmo dia, foi internado na Santa Casa de Jales e de lá foi transferido para o hospital Padre Albino, em Catanduva, onde morreu. Apesar de a morte ter ocorrido na terça-feira, dia 8, somente nesta quinta, dia 10, foi confirmado o motivo.

 

 

“Por conta da distância, a primeira opção de transferência para tratamento do bebê seria o Hospital de Base, mas como não havia vaga, a criança foi levada para o Hospital Padre Albino, em Catanduva, 50 quilômetros mais distante”, disse a secretária de Saúde de Jales, Patrícia Albarelo. O Hospital de Base confirmou que não havia vaga no dia solicitado.

 

 

De acordo com a direção do Hospital Padre Albino, a criança ficou internada por apenas uma hora, mas o estado de saúde era grave, e mesmo medicada, não resistiu e morreu. “Entramos em contato com os pais da criança para dar apoio social e psicológico. Depois vamos verificar com eles qual foi a rotina do bebê, um recém-nascido, que acabou infelizmente contraindo essa grave doença”, explica a secretária.

 

Mais casos

O número de casos confirmados na região subiu de 87 para 98 entre quarta e quinta-feira. A cidade que lidera o ranking com mais infectados é Catanduva, com 35 casos positivos, porém sem nenhuma morte. General Salgado, Mendonça, Mirassol e Rio Preto registraram duas mortes cada.

 

Por conta do grande número de mortes por gripe suína na região, a Secretaria de Estado da Saúde já enviou equipe para General Salgado (de 10 mil habitantes) para verificar como ocorreram as mortes e orientar as equipes municipais de vigilância epidemiológica para ações de combate.

 

Outra medida é a antecipação da campanha de vacinação, que deve começar na segunda quinzena deste mês. Antes, a campanha estava marcada para o dia 30 de abril. Como o vírus da gripe sofre mutações, a composição da vacina muda a cada ano.

Marco Antonio dos Santos – diarioweb.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password