BC corta Selic pela 8ª vez e taxa é a menor da história: 8%

A taxa básica de juros (Selic) foi reduzida pela oitava vez seguida pelo Banco Central (BC) e passa de 8,5% a 8% ao ano – o menor valor histórico. A redução, realizada nesta quarta-feira, está de acordo com as previsões do mercado, que apostavam em uma queda de 0,5 ponto percentual (pp). A mínima já registrada havia sido de 8,5%, entre maio e julho deste ano.

Em nota, o BC informou que o Comitê de Política Monetária (Copom) considera que “neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária. Diante disso, dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 8,00% a.a., sem viés”.

Em 2012, o Copom já reduziu a Selic em mais de 2 pontos percentuais. Esta foi a oitava redução consecutiva na taxa básica de juros desde o final de agosto do ano passado, quando a Selic estava em 12,5% e o Copom cortou 0,5 pp, dando início ao processo de afrouxamento da política monetária. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a taxa Selic deverá encerrar 2012 em 7,5% ao ano, menor nível da história.

A queda visa dar um novo estímulo à economia brasileira no segundo semestre. Com o baixo desempenho registrado na primeira metade do ano, o governo está preocupado com a possibilidade de o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a soma de todas as riquezas produzidas no País, crescer menos do que os 4% previstos. O Banco Central já reduziu de 3,5% para 2,5% a expectativa de alta do PIB para este ano. (terra)

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password