Bazar do Bem faz doação de aparelho para UTI da Santa Casa

Hospital é o único da região que possui o Cicloergômetro para melhorar assistência do paciente em coma

As voluntárias do projeto Bazar do Bem fizeram uma importante doação para a UTI Geral do hospital. A entrega foi realizada hoje, pela manhã em um evento no auditório do Espaço Unifev Saúde com a presença do provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, a coordenadora do Bazar do Bem Daisy Góes Liévana, a supervisora de fisioterapia Emília Ferreira, algumas lideranças, colaboradores e voluntários.

O sonho em ter esse equipamento surgiu há 5 anos, quando a supervisora de fisioterapia, Emília Ferreira esteve em um Congresso no Rio Grande do Sul e ficou sabendo da importância do cicloergômetro passivo como forma de reabilitação do paciente. Ela fez o projeto, apresentou para as voluntárias do Bazar do Bem, que após entender a necessidade, pediram as cotações e efetuaram a compra. Emília, ficou muito emocionada com o recebimento do aparelho. “Estou sem palavras para definir o que essa conquista significa para mim e para a equipe, portanto demonstraremos nossa gratidão com nosso trabalho e, com certeza, com resultados positivos”.

Daisy Góes Liévana, coordenadora do Bazar do Bem relata estar muito satisfeita em poder contribuir com a melhora na qualidade de vida do paciente. “Estamos muito felizes com essa aquisição para a Santa Casa, esse aparelho vai amenizar a dor do paciente e esse é o nosso objetivo”. A renda Bazar é voltada para a Humanização do Hospital, que busca maneiras de oferecer um atendimento cada vez melhor aos pacientes do SUS.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, o Torrinha, agradeceu a doação. “É muito importante o trabalho que o Bazar do Bem faz para a Santa Casa, o recebimento desse aparelho é um presente para nós. A meta é fazer um Sus de primeiro mundo, oferecendo um serviço humanizado para todos os pacientes”. Ele também agradeceu a dedicação, o trabalho e a colaboração desenvolvida pelos voluntários e os colaboradores do hospital.

A Santa Casa de Votuporanga é o único hospital da região que possui o aparelho. O cicloergômetro é um aparelho estacionário, que permite rotações cíclicas, podendo ser utilizada para realizar exercícios passivos e ativos com os pacientes. Ele foi desenvolvido para exercitar pernas ou braços de forma elétrica e automática, garantindo o exercício cíclico até para quem não tem nenhuma mobilidade, ou seja, até para aquele paciente que está em coma. Ele tem maior benefício em pacientes com extrema fraqueza das musculaturas com necessidade de tempo prolongada em ventilação mecânica e uso de medicações como corticoides e neurobloqueadores, mas nada impede que baseado na avaliação da equipe de fisioterapia da Santa Casa o aparelho seja utilizado em um paciente que estejam nas enfermarias. Esse aparelho veio para complementar o protocolo de reabilitação passiva que está sendo implantado na UTI, o protocolo envolve uma série de atividades programadas pela equipe de fisioterapia.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password