Barragem de Ilha Solteira opera abaixo do volume útil, diz ONS

A Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira (SP) opera nesta quarta-feira (15) em 0% do volume considerado útil para não afetar a navegação no canal de Pereira Barreto, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Durante o período da manhã, o reservatório da usina marcou -1,09%. Apesar do volume negativo, a unidade opera normalmente.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que os dados divulgados no site do operador sobre a usina têm como referência o volume útil, definido na outorga da Agência Nacional de Águas (ANA), que considera a cota de 323 metros para não interromper o funcionamento da hidrovia Tietê-Paraná.

Sobre o volume negativo, o operador frisou que significa que o volume de água está abaixo desta cota mínima para utilização da hidrovia, mas não significa que o reservatório da usina esteja vazio.

De acordo com a CTG Brasil, concessionária responsável pela usina, o local é projetado para operar até o nível de 314 metros, mas para manter a operação do canal Pereira Barreto sem restrições, a cota mínima de operação pode chegar até 323 metros.

Nesta quarta-feira, o reservatório está dentro do nível mínimo estabelecido pelos órgãos reguladores, sendo correspondente a 0% do volume armazenado, se considerado o nível mínimo de 323 metros. Se considerar o nível de 314 metros, o volume correspondente é de 56,72% do total do reservatório.

Em nota, a CTG Brasil também disse que a usina integra o Sistema Interligado Nacional (SIN) e tem a sua operação coordenada pelo ONS, conforme procedimentos aprovados pela Agência Nacional de Energia Hidrelétrica (ANEEL).

Usina hidrelétrica de Ilha Solteira

 

A usina, construída no Rio Paraná, é a maior do Estado de São Paulo e a terceira maior em operação do Brasil.

De acordo com a empresa CTG Brasil, responsável pelas operações da usina, a potência instalada é de 3.444 megawatts, com 20 unidades geradoras.

A barragem tem 5.605 metros de comprimento, com reservatório de 1.195 quilômetros quadrados de extensão.

G1

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password