Banco de Leite Humano pede apoio para as doações de leite materno

Hoje o setor não dispõe de estoque de leite materno para alimentar os bebês da UTI Neonatal da Santa Casa; queda nas temperaturas favorece a redução no número de doadoras

É comum observar a queda na quantidade de doações de leite no Banco de Leite Humano de Votuporanga durante os períodos frios do ano; e atualmente o setor não dispõe de estoque. Nesta semana, o setor enviou três litros de leite aos quatro bebês recém-nascidos que estão internados na UTI Neonatal da Santa Casa. A enfermeira responsável pelo Banco de Leite, Maria Alice Guimarães Riva, conta que a cada semana, estão sendo solicitados em média pelo hospital, de dois a quatro litros de leite. No mês passado, 10 litros foram repassados só a UTI Neonatal.

A Secretaria de Saúde oferece o serviço para buscar o leite na casa da doadora, no entanto, não há como disponibilizar um profissional para a coleta. Apesar da pasteurização, processo realizado pelo Banco de Leite, é necessário o armazenamento correto para evitar riscos de contaminação por vírus e bactérias. Para tanto, o BLH fornece os frascos limpos e esterilizados às doadoras, além de uma lista com orientações importantes, passo a passo, para que retirem o leite com o máximo de aproveitamento.

Para as mamães que queiram contribuir com um ato de amor às dezenas de bebês que passam mensalmente pela UTI Neonatal de Votuporanga, basta ligar no Banco de Leite, (17) 3405-9787, ‘ramal 9711.

Como Doar

O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. É importante estar atenta às seguintes recomendações de higiene:

– Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;

– Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;

– Utilize máscara ou fralda para cobrir o nariz e a boca e evite conversar durante a retirada do leite;

– Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque-os em uma toalha limpa.

Como armazenar

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, utilize outro recipiente esterilizado e ao terminar acrescente este leite no frasco que está no freezer ou congelador. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.

O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos bebês internados em unidades neonatais.

Leite Humano

O leite materno é a alimentação ideal para todas as crianças. Por sua composição de nutrientes é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros 2 anos de vida. É um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password