Avaliação aponta bom desempenho da rede de ensino

Alunos da rede municipal de ensino conquistaram boas notas durante a primeira aplicação do Sarem (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar Municipal), ocorrida no início de março. Língua Portuguesa, Matemática e Produção de Texto foram as disciplinas avaliadas entre os alunos de 1º a 5º ano e os estudantes de 6º a 9º ano responderam às perguntas de todas as matérias da grade curricular.

Comparando com a média nacional, os alunos votuporanguenses seguem o bom desempenho de notas obtidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo. A última média do 5º ano da Prova Brasil, que ocorre em todos os municípios brasileiros, foi 4,5 no âmbito federal. Nas escolas municipais, os estudantes da mesma série obtiveram as notas 5,38 (Língua Portuguesa), 5,67 (Matemática) e 6,86 (Produção de Texto). “Vale ressaltar que resultados de alunos de outros anos chegam a ser ainda maiores, como, por exemplo, a média de 7,57 do terceiro ano, na disciplina de Língua Portuguesa”, destacou a secretária da Educação, Silvia Rodolfo.

 

O bom desempenho também foi comprovado junto aos alunos de 9º ano que obtiveram 4,3 nas disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Inglês e 4,56 nas de Matemática, Ciências, Educação Física e Arte. A média nacional para esta série foi de 3,9.

 

“Nota-se, principalmente, uma evolução crescente entre os alunos do primeiro ao terceiro ano, em virtude das ações previstas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e complementadas pelo nosso Plano Municipal de Educação”, disse a secretária. Isso se deve, entre outros fatores, às formações continuadas aos professores que trabalham com a fase de alfabetização. “Estamos no caminho certo e nossas crianças estão sendo alfabetizadas até os oito anos de idade como determina a lei”.

 

Essa primeira aplicação visa diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos, no que diz respeito aos objetivos relativos ao ano escolar em que se encontram de acordo com o Referencial Curricular da Rede Municipal de Ensino. Em outubro, acontecerá a segunda aplicação, que verificará o quanto os estudantes avançaram e evoluíram em relação a esses objetivos. “A identificação das dificuldades dos alunos possibilita a equipe escolar planejar e replanejar suas ações pedagógicas a fim de desenvolver nos educandos as habilidades necessárias para alcançarem os objetivos propostos”, finalizou Silvia Rodolfo.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password