Autoridades viabilizam curso noturno para motofretistas e mototaxistas de Votuporanga

Autoridades do município estiveram nesta quarta-feira, na sede do Sest/Senat (Serviço Nacional dos Transportes) buscando uma saída para a regularização de motofretistas e mototaxistas de Votuporanga que não possuem o curso de direção defensiva.

Os vereadores Osvaldo Carvalho da Silva e Jurandir B. da Silva, acompanhados do secretário de Trânsito e Transportes, Alberto Casali, além de um representante da categoria se reuniram com a diretora da unidade do Sest/Senat de Rio Preto, Meire Oliveira, para viabilizar o recredenciamento do curso para Votuporanga e ainda a liberação de vagas para atender essas categorias do município.

O vereador Osvaldo foi procurado por empresários donos de lojas de auto-peças que argumentaram que a maior parte dos entregadores não possuem esse curso exigido pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Com isso, geraria demissão desses jovens profissionais.

Preocupado com essa situação, a Câmara – através de Osvaldo e Jura, provocou o encontro no plenário do Legislativo envolvendo os empresários, motofretistas, mototaxistas, Secretaria de Trânsito, Delegacia Seccional de Polícia e a Polícia Militar, para um amplo debate. A proposta inicial era recredenciar Votuporanga junto ao Denatran, por meio do Sest/Senat, para sediar esses cursos de direção oferecendo a esses profissionais.

Diante disso, na reunião com a diretora do órgão ligado ao transporte em Rio Preto, as autoridades do município reivindicaram a liberação dessas vagas com os cursos oferecidos para Votuporanga e o recredenciamento do município. A diretora do Sest/Senat agradeceu a visita das lideranças de Votuporanga, se comprometeu em estudar o recredenciamento do município e garantiu o curso de direção defensiva para os profissionais da cidade que irão até a sede do órgão em Rio Preto.

Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito, vai disponibilizar transporte para que os profissionais interessados – em torno de 250, possam fazer o curso de 30 horas no período noturno, a partir de maio. Conforme os vereadores, as lojas de auto-peças, mototaxistas, motofretistas em geral, deve fechar várias turmas no curso em Rio Preto.

No ano passado, a Prefeitura já havia disponibilizado, através do Sest Senat, o curso, porém, a procura pelo mesmo foi baixa. Agora, o curso só é oferecido na cidade de São José do Rio Preto, no período diurno, o que, segundo os empresários, não é viável à classe.

“É uma conquista enorme para esses profissionais, já que os empresários disseram que poderia haver demissão de motofretistas que não possuem esse curso de direção. Além disso, estamos buscando o recredenciamento de Votuporanga junto ao Denatran para que nossa cidade volte a oferecer esses cursos de forma gratuita”, ressaltou Osvaldo.

Por sua vez, o vereador Jura explica que os funcionários devem apresentar uma série de documentos que levam um certo período de tempo para serem levantado. Serão duas turmas de 25 alunos cada, com aulas que terão início às 18h30 e término às 23h05″, enfatizou.

Ainda na sede do Sest/Senat, as autoridades tomaram conhecido de que o projeto de construção da unidade de Votuporanga está adiantado, inclusive com registro de escrituras e toda a parte burocrática. “É outra grande conquista, através de uma parceria importante entre a Prefeitura, o Sest/Senat e o Governo Federal”, disse Jura. “A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a doação dessa área para Votuporanga sediar a unidade do Sest/Senat, em um terreno próximo a avenida Pansani, onde abrigará a unidade do órgão com todos os cursos disponibilizados pelo Sest/Senat”, explicou Osvaldo.

Já o secretário de Trânsito ressaltou que no ano passado, a Prefeitura já havia disponibilizado, através do Sest Senat, o curso, porém, a procura pelo mesmo foi baixa. Agora, conseguimos disponibilizar o curso no período noturno com grande aceitação desses profissionais”, destacou Casali.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password