Área Azul: Secretaria busca conscientização

Pasta ressalta que legislação de trânsito mudou no país e multa para estacionamento irregular é considerada grave

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga busca a conscientização dos motoristas quanto ao estacionamento irregular – uso de vaga na Área Azul sem cartão.  Estatísticas da pasta apontam que, em média, entre 15 a 20% das multas são de estacionamento irregular.

O titular da Secretaria, Antônio Alberto Casali, ressaltou que entrou em vigor em todo país, em janeiro, a lei que mudou o estacionamento de vagas regulamentadas, passando a penalidade de multa leve (três pontos e multa de R$ 53,20) para multa grave (cinco pontos e multa de R$ 127,69).

A alteração faz parte da Lei 13.146, criada pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, que mudou o inciso XVII do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Quando um motorista é multado, o primeiro argumento que usa é a dificuldade de adquirir cartão na Área Azul. Já temos 34 pontos de venda no comércio, mais agentes na rua. Estamos buscando mais parcerias com as lojas, porque o nosso objetivo não é a multa, mas a conscientização”, disse.

A presidente do Centro Social, Bader Lorente, explicou que a entidade trabalha com 72 agentes no centro da cidade. “Além disso, há os locais de venda fixos e também carnês com 10 bilhetes, ou seja, muitas opções para o motorista comprar o cartão”, afirmou.

Camila Santana, administradora do Centro Social, ressaltou que a verba da Área Azul é utilizada 100% para a instituição, gerando 67 empregos. “Mantemos projetos sociais que atendem várias famílias. São 537 crianças e adolescentes, com assistência diária inclusive em Simonsen”, contou.

Recentemente, o Centro Social fechou parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). “Atendemos 40 adolescentes, com trabalhos voltados para cidadania, para mercado de trabalho, convivência familiar. Ações que são mantidas pela Área Azul”, complementou Camila.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password