Apesar de crimes bárbaros, PM apresenta índices positivos

O 16º Batalhão de Polícia Militar do interior, por meio da 3ª Companhia de Policiamento de Votuporanga divulgou um comparativo de ocorrências em Votuporanga nos anos de 2011 e 2012.
Conforme comparação acima se verifica acentuado aumento nos casos de homicídios registrados na cidade no período de janeiro a junho se comparados com o mesmo período do ano de2011.

APolícia Militar ressalta que, apesar do empenho, alguns desses delitos são impossíveis de serem evitados pelo policiamento ostensivo, como por exemplo, dois deles ocorrerem em interiores de residências, onde segundo consta foram cometidos por filhos contra suas próprias mães, além de um crime passional, envolvendo, em tese “triângulo amoroso”.

 

Quase que a totalidade desses crimes expõe envolvimentos dos autores com substâncias entorpecentes, sejam como viciados, ou como traficantes.

A Polícia Militar sabe da importância do combate ao tráfico de drogas para se buscar diminuição desses crimes, haja vista que vem trabalhando, em várias ocasiões, em conjunto com a DISE de Votuporanga, unindo esforços nesse mister, o que ocasionou nesse primeiro semestre a lavratura de 50 autos de prisões em flagrante delito de traficantes, 18 % a mais que no período anterior.

 

Mesmo assim, ressalta o capitão PM Edson Fávero, comandante da 3ª Companhia PM de Votuporanga, que dificilmente ocorrerá diminuição dos crimes violentos se cada vez mais aumentar a quantidade de usuários e viciados em substâncias entorpecentes diversas, algo que foge da esfera de competência das polícias, e está muito relacionada com a formação familiar e com políticas sociais. “O que alimenta o tráfico de drogas e motiva a imediata substituição de um traficante preso por outro traficante são os usuários e viciados”, ressalta.

 

O que se observa é que a legislação penal é cada vez mais tolerante com os usuários de drogas e “pequenos” traficantes, porém, as conseqüências disso, são as que estamos vivenciando, ou seja, mais viciados equivalem a mais furtos, mais roubos, mais homicídios, mais violência. “Não vamos esmorecer, nossa luta é incansável”, o empenho e dedicação dos policiais militares no enfrentamento à criminalidade e em bem servir a comunidade podem ser medidos no quadro comparativo abaixo, de produtividade no combate aos infratores da lei, conforme se vê:

 

Ressalta o Oficial da Polícia Militar que é de extrema importância a colaboração da comunidade denunciando fatos como tráfico de drogas, furtos, roubos, homicídios, porte ilegais de armas de armas, sejam brancas ou de fogo, em andamento, através do 190. Quanto mais rápida for a informação, maiores são as chances de prisões.

 

Outra forma bastante direta de colaboração com a Polícia Militar na prevenção de crimes, e que está ao alcance da comunidade é ser responsável no trânsito, seja como motorista, pedestre ou ciclista, pois conforme pode se verificar nos números, um terço dos boletins de ocorrências lavrados pela Polícia Militar estão relacionados com acidentes de trânsito.

 

É muito tempo desperdiçado com esses atendimentos, ou seja, uma terça parte da força de trabalho é empregada diariamente pelos policiais militares no atendimento de acidentes de trânsito e outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro. Porém, também nessa questão a Corporação está atenta, pois conforme se vê, no período mencionado houve um aumento considerável na fiscalização de trânsito.

 

OCORRÊNCIAS

JAN a JUN2011

JAN a JUN 2012

VARIAÇÃO %

HOMICÍDIO DOLOSO  + LATROCÍNIO

3

5 + 1

+ 100 %

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

6

5

– 17 %

HOMICÍDIO CULPOSO POR ACIDENTE DE TRÂNSITO

4

9

+ 125 %

ROUBO

47

47

0

ROUBO DE VEÍCULO

4

2

– 50 %

FURTO – OUTROS

873

795

– 9 %

FURTO DE VEÍCULO

33

33

0

 

Produtividade da Polícia Militar

OCORRÊNCIAS

JAN a JUN2011

JAN a JUN 2012

VARIAÇÃO %

BOLETINS   DE OCORRÊNCIA

2504

3073

+ 22 %

ACIDENTES   DE TRÂNSITO

860

1003

+ 16 %

AUTUAÇÕES   DE TRÂNSITO

2664

4440

+ 66 %

AUTUAÇÕES   POR EMBRIAGUÊS

64

106

+ 65 %

APREENSÕES   DE VEÍCULOS

497

1060

+ 113 %

PRISÕES   EM FLAGRANTE

66

85

+ 28 %

TRÁFICO DE ENTORPECENTES

41

50

+ 18 %

PESSOAS   PRESAS

115

150

+ 30 %

VEÍCULOS   LOCALIZADOS

25

29

+ 16 %

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password