Apaixonados comemoram nesta segunda-feira o Dia de Star Wars

A data é especial para fanáticos por ficção científica. O dia 4 de maio é considerado o Dia de Star Wars. A data ganha mais importância neste ano, já que uma terceira sequência de filmes está prevista para estrear em dezembro.

A união de história, personagens, ambientes, lutas e muitos outros aspectos ajudam a entender a idolatria. “É um universo rico em histórias e detalhes que envolvem toda a galáxia. Sem contar que moveu gerações, trazendo muitas inovações para o cinema”, diz o publicitário e o professor de computação gráfica Saulo Veltri, 32.

Fanático 

O advogado Gustavo Junqueira Fernandes, 25 anos, é um dos fanáticos pela saga intergalática. Tornou-se fã em 1999, quando assistiu ao, na época, recém-lançado “Uma Nova Esperança”. “Gostei tanto que quis o box da primeira trilogia. Também ganhei um jogo de lego temático sobre Star Wars.” Ainda na infância, o que mais o cativou foram as batalhas cheias de efeitos especiais entre os lados negro e luminoso da “força”. “As lutas com sabre de luz eram batalhas que mesclavam esgrima com acrobacias e saltos.”

O primeiro filme foi lançado em maio de 1977. Devido ao enorme sucesso, foi acompanhado por outros dois títulos, que formaram a primeira trilogia da série. Já no final da década de 1990, a segunda trilogia foi lançada. O interessante é que o autor do roteiro original, George Lucas, havia dividido a peça em seis episódios e conseguiu produzir, primeiro, os três últimos. Por isso, a primeira trilogia é composta pelos episódios 4, 5 e 6, e a segunda pelos 1, 2 e 3.

Vem aí

No final deste ano, começa a terceira trilogia, com os episódios 7, 8 e 9. O primeiro será Star Wars: O Despertar da Força. Dessa vez, sem a presença do criador da série, George Lucas. Esse fato tem deixado alguns fãs com certo receio do que pode estar por vir. Mas não diminui a expectativa para poder assistir à continuação.

“Sempre fico com o pé atrás com medo de fazerem algo errado. Mas a expectativa é enorme para ver o resultado. Já vi que atores dos primeiros filmes continuam, o que é um bom sinal”, diz Saulo. A produção dos novos filmes vai ficar por conta do diretor J.J. Abrams. A franquia Star Wars foi comprada pela Disney, em 2012.

Frase ‘May the force be with you’ deu origem à data

A data escolhida pelos fãs para o dia mundial do Star Wars não veio da data de lançamento do filme nem de qualquer outro dia importante para a série. Trata-se de um trocadilho com uma famosa frase que aparece nos filmes: Que a força esteja com vocês. Em português, não há duplo sentido na frase. Mas, no original, em inglês, fica “May the force be with you”. Os fãs trocaram “force” por “fourth” (quarto) e aproveitaram “may” (maio) para declararem a data como sendo o dia para comemorar a saga.

O trocadilho foi usado, inclusive, na posse de Margaret Thatcher como primeira ministra da Inglaterra, em 1979. Como ela assumiria o cargo no dia 4 de maio, membros do partido colocaram anúncio em um jornal com a frase: May the fourth be with you, Maggie. Em todo o mundo, fãs se reúnem para assistir aos filmes ou realizar atividades ligadas à série. Diversas exposições sobre os filmes estão sendo exibidas em shoppings pelo Brasil. Alguns sites também estão com promoções em produtos referentes à saga.

Filmes

:: A Ameaça Fantasma:
:: Ataque dos Clones:
:: A Vingança dos Sith:
:: Uma Nova Esperança:
:: O Império Contra-ataca:
:: ​O Retorno do Jedi:

CURIOSIDADES:

Algumas frases e expressões ouvidas no dia a dia que vieram de Star Wars:

Em uma galáxia muito, muito distante
Que a força esteja com você
Jedi (lêse jedai)
Mestre Yoda

:: George Lucas escreveu, inicialmente, o roteiro para seis horas de filme. Dividiu tudo em seis episódios. Os três últimos foram escolhidos para serem filmados e lançados. Apenas depois de todo o sucesso inicial, o restante do roteiro foi gravado e tornou-se a segunda trilogia

:: Darth Vader é considerado o terceiro vilão mais terrível do cinema, atrás de Normam Bates, de Psicose, e Hannibal Lecter, de O Silêncio dos Inocentes, segundo ranking do American Film Institute

:: ​Nos seis primeiros filmes, três atores diferentes interpretaram o vilão. O efeito ofegante da voz dele vem da adaptação de um regulador de mergulho. Bruno Ferro/Diário da Região

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password