Ancevo realiza 45.ª edição do Bon Odori

A Ancevo (Associação Nipo Cultural e Esportiva de Votuporanga) realizou no último sábado, 1º de agosto, a 45º edição do Bon Odori (Festa da Lanterna), tradicional festa da colônia japonesa, realizada para homenagear os espíritos ancestrais, unindo dança e canções fielmente orientais. O evento, realizado no Ginásio de Esporte “Jane Maria de Lacerda Soares” (CSU), integra a programação de festividades alusivas ao 78º aniversário de Votuporanga.
A tradicional cerimônia, que agradece aos antepassados pela colheita, a fartura de alimentos, a saúde, o trabalho e a natureza, foi muito bem recebida pelos habitantes da cidade e da região, contando com a presença de famílias de Votuporanga e caravanas de Fernandópolis, Jales, Urânia, Palmeira do Oeste, Santa Fé do Sul e São José do Rio Preto.
Na oportunidade, a rainha de 2014, Camila Fukuyama entregou a faixa para Aline Miyada, a escolhida desse ano. Houve também a apresentação do grupo de Taikô local, desfile de dançarinas, desfile dos grupos de dança de todas as associações Nipo da região e venda de comidas e bebidas típicas da colônia. A animação das danças ficou por conta de um conjunto musical de São José do Rio Preto.
Tradição
O Bon Odori é uma das mais belas festividades da cultura japonesa. Ele ocorre anualmente durante o verão (entre os meses de julho e agosto no Japão), sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite.
A cerimônia reverencia os antepassados, tanto na parte religiosa/espiritual (bon) quanto na parte festiva (odori). Desta forma, o Bon Odori é a expressão da alegria e da paz entre a terra e o céu.
Para manter viva a tradição da Terra do Sol Nascente e fortalecer a cultura, o Festival apresenta danças, culinária e música, com alegria e jovialidade, estreitando os laços de amizade entre Brasil e Japão. Toda a produção do evento foi assinada pelos membros da Ancevo.

Créditos da matéria: Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password