AME de Votuporanga completa 7 anos com mais de 2,8 milhões de atendimentos

Desde a inauguração, o Ambulatório teve conquistas como a ampliação estrutural, os avanços na área de humanização, além da implantação de dois programas estaduais de caráter preventivo, voltados à saúde de homens e mulheres

Inaugurado em 7 de dezembro de 2007, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Votuporanga completa, neste domingo, sete anos de atendimento e prestação de serviços à população da cidade e de outros 30 municípios da região, o que corresponde a aproximadamente 300 mil habitantes.

Desde o início das atividades até o momento, o AME realizou mais de 2,8 milhões de atendimentos, contabilizando 850 mil consultas médicas, 260 mil não médicas (psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição, enfermagem), 25 mil cirurgias ambulatoriais, 1,4 milhão exames internos e 230 mil externos. Apenas em 2014, até o mês de novembro, o Ambulatório realizou mais de 390 mil atendimentos. Desse total, foram 110 mil foram consultas médicas, 35 mil não médicas, 3 mil cirurgias ambulatoriais, 205 mil exames internos e outros 40 mil externos.

Nesses sete anos, uma das principais conquistas foi a ampliação do prédio, que foi remodelado para acolher melhor os pacientes. A medida contribuiu para que toda assistência necessária fosse prestada no menor tempo possível de permanência no Ambulatório, pois cada paciente fica durante uma hora no local, considerando desde o momento de entrada até a saída.

Além disso, em 2013, o AME passou a realizar exames de tomografia e ressonância magnética, aprimorando o atendimento aos usuários. Neste ano, ocorreram mais de 12,7 mil tomografias e ressonâncias, contabilizando a produção de ambos. O serviço é referência para 51 municípios das regiões de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul.

A gerente do AME destaca, ainda, o perfil do atendimento prestado à comunidade. “Trabalhamos para oferecer acolhimento aos pacientes para que se sintam em casa, pois a nossa missão é cuidar da saúde de todos com o nosso melhor. Para isso, valorizamos aspectos como comprometimento, humanização, transparência, responsabilidade social, credibilidade, ética, inovação e corresponsabilidade.”

Outro ponto de destaque é o sucesso do programa ‘Filho que ama leva o pai ao AME’, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, presente em diversos AMEs do Estado, incluindo o de Votuporanga. O programa, que visa realizar check-ups anuais de cardiologia e urologia em homens a partir dos 50 anos de idade, viabilizou o atendimento de 584 homens no Ambulatório, no período entre abril e novembro deste ano.

“Nossa avaliação é excelente, visto que, até dezembro de 2014, todas as vagas estão preenchidas e já há pacientes aguardando a agenda de janeiro de 2015. Além disso, nos últimos três meses contabilizamos cerca de 180 atendimentos, indicando um aumento na média mensal”, destaca a gerente da unidade, Marilza Cardi.

Já o público feminino foi beneficiado com o programa “Mulheres de Peito”, desenvolvido pela Secretaria para ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tendo em vista a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama, principalmente. Por meio dele, mulheres com idades entre 50 e 69 anos a podem agendar mamografias a cada dois anos na rede pública, sem necessidade de pedido médico. De fevereiro a outubro de 2014, foram realizadas mais de 1 mil mamografias apenas no AME de Votuporanga.

Os interessados em participar de ambos os programas devem fazer agendamentos ligando para o call center da Secretaria pelo número 0800 779 0000.

O AME de Votuporanga conta com 32 especialidades médicas e realiza mais de 24 tipos de exames. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 13h. Está localizado na rua Maria de Freitas Leite, 2944, ao lado da Santa Casa de Votuporanga, gestora do Ambulatório. O telefone (17) 3426 6000.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password