Alunos recebem atleta-guia de recordista paralímpica

Rafael Lazarini esteve nas escolas municipais “Professor Orozimbo Furtado Filho” e “Deputado Narciso Pieroni” para palestra sobre o esporte

Uma pausa nos estudos para uma palestra motivacional. Os alunos do Centro de Educação Municipal (CEMs) “Professor Orozimbo Furtado Filho” e “Deputado Narciso Pieroni” receberam o atleta-guia da recordista paralímpica Terezinha Guilhermina, Rafael Lazarini, nesta quarta-feira (5/10).

Durante conversa, Rafael ressaltou seu amor ao esporte. Ele é os olhos de Terezinha, acompanhando a cega mais rápida do mundo na defesa dos títulos paralímpicos dos 100 e 200 metros e na prova dos 400 metros.

O atleta falou sobre a carreira e sua trajetória de aluno de escola pública. A ênfase foi sobre o treinamento e a dificuldade de participar de competições profissionais.

A primeira oportunidade de correr com Terezinha aconteceu em outubro do ano passado, no Mundial de Atletismo em Doha, no Catar, quando seu guia – até então Guilherme Santana – sofreu uma lesão na coxa direita e foi substituído por Rafael. Mesmo não trazendo medalhas, ele impressionou a corredora pelo desempenho ao seu lado nas pistas. Pouco tempo depois, surgiu o convite para Rafael Lazarini.

O bate-papo foi possível graças a uma parceria com o Senac, que intermediou a vinda do esportista para Votuporanga. Dois professores de Educação Física da rede municipal conhecem o guia, que é jalesense, e aceitou conversar com os estudantes. “Foi uma oportunidade única para as crianças. Eles puderam conhecer a medalha de prata conquistada por Terezinha nos Jogos Paralímpicos e tirar fotos”, contou a coordenadora do CEM “Professor Orozimbo Furtado Filho”, Clara Nates.

A secretária da Educação, Silvia Rodolfo, afirmou que encontros como estes colaboram com a formação dos alunos. “Palestras assim discutem a motivação na escola e é uma forma de estabelecer uma dinâmica de que tudo é possível mediante seu poder de decisão em fazer a diferença no meio em que convive”, destacou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password