Alunos leem contos e poemas para idosos de Brasitânia

No Dia do Idoso, Diário mostra como exemplo o projeto ‘Leitura à Terceira Idade’ desenvolvido pelos estudantes da Escola Estadual Professora Maria Conceição Aparecida Basso, que fica no distrito de Fernandópolis

A varanda da casa do farmacêutico Antônio Helena Neto, de 76 anos, está lotada de adolescentes e crianças. Apesar de todos ali terem idades para ser netos e netas do Seu Antônio, não são os laços sanguíneos que os unem em uma tarde ensolarada em Brasitânia, distrito de Fernandópolis. Mas sim o amor pela literatura.
Este sentimento, segundo o farmacêutico, só tem aumentando com as visitas dos estudantes durante o projeto “Leitura à Terceira Idade”, desenvolvido por professores e coordenação da Escola Estadual Professora Maria Conceição Aparecida Basso, Brasitânia.
Segundo a diretora da escola, Maria de Lourdes Sanchez Pussoli, os 80 estudantes do ensino fundamental se dividem em grupos e organizam tardes de leitura de contos e poemas nas casas de idosos do distrito, que conta com 2,5 mil moradores.
“A leitura tornou-se um hábito entre os alunos por conta do projeto. É nítida a mudança no comportamento dos estudantes que se envolvem e participam com muito mais prazer pela literatura, além do incentivo às relações de respeito dentro e fora do ambiente escolar”, afirma a diretora da escola.
As ações são desenvolvidas a cada 15 dias. Esse é o prazo que os alunos têm para selecionar uma obra preferida de qualquer gênero literário, ler em cada e, em seguida, discutir com a professora o que será repassado aos idosos. “Me sinto criança novamente quando eles (alunos) chegam. Gosto de ouvir histórias para espantar a solidão e também conto histórias para eles”, brinca o farmacêutico. Questionado sobre o Dia do Idoso, Seuo Antônio afirma que atitudes como destes jovens fazem a diferença em um mundo que não se valoriza a terceira idade.
“Quando eles estão aqui nem penso em tristeza. É um prazer receber essa moçada aqui em casa”, diz ele, que confessa ainda que gosta de fábulas como “Os viajantes e o urso” e “Contos Mágicos Persas”. Os poemas de Cecílias Meireles também estão entre os mais pedidos dos idosos. Como todo anfitrião contente pela visita, o Seu Antônio faz questão de servir um refrigerante para garotada. “Sempre é bom um refresco gelado neste calor. Ainda mais quando se tem visita em casa. Quer um copo, filho?”, oferece o simpático farmacêutico à reportagem do Diário.
A cada visita o grupo lê um poema e uma fábula. “Eles recebem a gente muito bem. Adoram contar histórias. E além de mostrarmos o nosso respeito por eles, levamos alegria”, afirma a estudante Tais Sentenello Orin, de 13 anos. Para a estudante Ariane Aparecida Canada, de 14 anos, a atividade já virou rotina no distrito. “Todos comentam sobre o projeto e até sabem os dias que vamos visitar os idosos, afirma ela.

Sobre o projeto
Além de incentivar o gosto pela leitura e levar cultura e entretenimentos aos moradores da terceira idade, o objetivo do projeto também é compartilhar o aprendizado com pessoas que não possuem livros.
“Muitas não sabem ler ou não se sentem motivados para ler sozinho. É muito gratificante a felicidade nos olhos destas pessoas quando chegamos nas suas casas”, afirma a professora Aguida Rosa da Silva Luiz, que é responsável pela Sala de Leitura, um dos ambientes ‘xodós’ da escola.
O projeto foi criado em 2009 por iniciativa dos professores da oficina Hora da Leitura e da Sala de Leitura. Antes das visitas, os alunos selecionam as histórias. “Escolhemos sempre poemas e contos curtos que tragam alguma mensagem de motivação”, afirma a professora.
O “Leitura à Terceira Idade” é um dos dez projetos finalistas da 14ª edição do Prêmio Rádio Bandeirantes e Fundação Itaú Social. Agora, os alunos vão produzir uma reportagem para ser apresentada na programação da rádio no próximo mês, onde será divulgado o ganhador do prêmio.

Luciano Moura
luciano.moura@diariodaregiao.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password