Estudantes do “IE” fazem manifestação contra mudanças

Alunos da Escola Estadual “Dr José Manoel Lobo” de Votuporanga fizeram uma manifestação pacífica na manhã desta quinta-feira, pelas principais ruas do centro comercial da cidade.

Os alunos saíram da escola por volta das 9 horas, se aglomeraram na praça São Bento, em seguida desceram a rua Amazonas. Posteriormente, os manifestantes foram até a Delegacia de Ensino, onde pediram uma audiência com o dirigente regional José Aparecido Duran Neto.

Nesta sexta-feira, está programada uma manifestação ainda maior, envolvendo alunos, pais e professores.

A Secretaria Estadual de Educação irá reorganizar as cinco mil escolas da rede estadual de ensino. No início do ano letivo de 2016, as unidades com três ciclos de ensino (1º ao 5º, do Fundamental; 6º ao 9º do Fundamental; e Ensino Médio) deverão ser reduzidas para o crescimento da quantidade de escolas com apenas um ciclo.

O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino e do ambiente escolar. A realocação dos alunos deve respeitar o limite definido pela Secretaria de 1,5 km de distância para a transferência de estudantes. Além disso, será possível ampliar a oferta de ensino em tempo integral. A reorganização será regulamentada por meio de decreto do governador Geraldo Alckmin.

Depois de definidas as escolas que terão alterações, a Secretaria passará a avisar os pais e responsáveis. Cada escola terá a obrigação de informar a mudança para 2016. Além disso, haverá o chamado “Dia E” da Educação, no qual, por meio de uma reunião de pais e mestres, os responsáveis irão às escolas para conhecer as unidades que podem receber seus filhos. Pela internet e por carta os pais tomarão conhecimento do projeto e das mudanças.

O dirigente regional de ensino de Votuporanga, José Aparecido Duran Netto, comentou as alterações divulgadas pela Secretaria Estadual. “Toda mudança proposta pelo governo visa à melhoria do ensino e da aprendizagem. Ao longo dos anos foram realizadas diversas pesquisas que demonstraram que os rendimentos de escolas de ciclo único são em média 10% superior frente aquelas que apresentam mais de um segmento, pois os gastos tornam-se mais eficientes com o foco adequado na faixa etária dos estudantes, possibilitando uma maior atenção a matriz curricular de segmento de ensino da unidade escolar”, disse.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password