Alunos do Senac Votuporanga desenvolvem projeto de acessibilidade e segurança para idosos

Troca de pisos de cerâmica por antiderrapantes, no Lar São Vicente de Paulo, proporcionou autonomia e eliminou riscos de queda.

Os alunos do curso Cuidador de Idoso, do Senac Votuporanga, proporcionaram bem-estar e qualidade de vida aos idosos do Lar São Vicente de Paulo, como parte do projeto integrador. De acordo com a proposta educacional da instituição, as turmas desenvolvem atividades específicas para aprender, também, a atuar profissionalmente com ética, sustentabilidade e respeitando direitos e deveres do cidadão. Dessa forma, os estudantes trocaram os pisos de cerâmica por antiderrapantes na rampa de acesso ao refeitório do asilo, para melhorar a acessibilidade e a segurança dos idosos.

Durante uma visita, os alunos identificaram riscos de queda para os moradores que circulavam no local. A partir daí, colocaram em prática o tema Autonomia e Segurança do Idoso, aprendido em sala de aula.

A reforma contou com a ajuda dos alunos, dos docentes, do empresário João Edson Rodrigues Agostinho, que doou os materiais necessários, e do pedreiro Gonçalo Marques da Silva, que ofereceu a mão de obra gratuitamente.

A docente Tamilles Daniele Pereira Cezari, responsável pela condução do projeto, explica que os alunos tiveram participação completa na ação. “O mérito é todo deles. Eles correram atrás de tudo. Detectaram o problema e a solução, buscaram patrocinadores e marcaram todos os horários. Os alunos foram os protagonistas desde o início até a finalização.”

A troca do piso proporcionou autonomia e segurança para os 43 idosos moradores do Lar, além da gratidão por parte da equipe do local. “A ação foi muito importante para nós porque viabilizou a acessibilidade dos idosos e eliminou o risco de quedas. Tanto os idosos quanto os funcionários do asilo ficaram muito felizes”, comenta Kelly Priscila de Brito Berçanetti, enfermeira do Lar São Vicente de Paulo.

O projeto reforça ainda mais o papel do Senac na educação. “Nós temos uma preocupação social com nossos alunos. Essas ações, voltadas para a comunidade, são parte do processo de formação não só de profissionais, mas também de cidadãos conscientes”, comenta a gerente da unidade, Eliane Baltazar Godoi.

 

Novas turmas

Para quem tem interesse pelo curso Cuidador de Idoso, o Senac Votuporanga ainda abrirá inscrições para duas turmas até o final deste ano, uma com início em agosto e outra em setembro.

O curso será oferecido por meio do Programa Senac de Gratuidade, em parceria com a prefeitura da cidade, e as aulas serão ministradas nos espaços CTMO e Casa da Criança.

 

Senac Votuporanga

Endereço: Rua Guaporé, 3.221 – Nova Boa Vista – Votuporanga/SP

Informações: www.sp.senac.br/votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

cinco × 3 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password