Alunos do Centro Universitário Senac assumem o comando do Grande Hotel Campos do Jordão

Inscrições para o Vestibular nos campi do interior estão abertas para as graduações em Tecnologia em Hotelaria eTecnologia em Gastronomia. Prova acontece em 3/12

A 6ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando acontecerá de 6 a 8 de outubro, quando 93 universitários assumirão a gestão do Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola Senac, sendo 12 gestores, cada um deles responsável por gerir a sua equipe operacional, formada por mais 81 estudantes, nos departamentos de hospedagem, governança, alimentos e bebidas, eventos, lazer e vendas.

Ao assumir a gerência e operação de um hotel de luxo com todos os serviços da hotelaria tradicional, os estudantesdas graduações Bacharelado em HotelariaTecnologia em HotelariaTecnologia em Eventos e Tecnologia em Gastronomiados três campi do Centro Universitário Senac (Santo Amaro, na capital; Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior) têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências de gestão e liderança, contribuindo para sua formação profissional.

O Centro Universitário Senac é a única instituição no Brasil que oferece esse tipo de formação e vivência, estimulando a discussão de temas da área de hospitalidade em profundidade, conferindo à instituição mais um diferencial na formação de profissionais.

 

Preparação – A seleção dos alunos que ocupam os cargos de gestão aconteceu logo no primeiro semestre. Para participar do processo, todos já deveriam ter participado de edições anteriores do Desafio Senac: Alunos no Comando. Os candidatos ainda passaram por entrevistas e dinâmicas de grupo com os gestores dos hotéis-escola Senac e professores do Centro Universitário. A partir dessa escolha, os alunos gestores escolheram a equipe que atuará com eles nas respectivas áreas, assumindo todo o processo seletivo e de recursos humanos.

Desde abril, os universitários estão responsáveis por planejar, organizar e operacionalizar a hospedagem, operação de alimentos e bebidas, a programação de lazer, os workshops para hóspedes e a organização de brunch palestra para convidados durante o fim de semana.

“Referência na formação de profissionais da hospitalidade, o Centro Universitário Senac procura estimular a formação empreendedora e autônoma, por meio de ações educacionais inovadoras como essa. A grande meta dos alunos é, justamente, atender os hóspedes com a tradicional excelência do Grande Hotel Campos do Jordão, inovando na programação e mostrando aos clientes que estão prontos para o mercado de trabalho”, explica a Sandra Maia, professora de hotelaria e coordenadora do Desafio Senac: Alunos no Comando.

Para esta edição, a gerente geral do hotel-escola será Isabela Dimes Vicente, aluna do 8º semestre do Bacharelado em Hotelaria, que já atuou nas três últimas edições: foi assistente de alimentos e bebidas, em 2016; mordomo, em 2015; e monitora de lazer, em 2014. Neste ano, participa da 6ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando, acrescentando mais esta importante vivência à sua trajetória profissional: “É uma oportunidade única e valiosa poder participar de cada detalhe do planejamento e gestão deste evento pioneiro. Colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula e sonhamos juntos, para que tudo aconteça com a excelência que nos foi ensinado”, avalia.

Veja aqui como foi o Desafio Senac: Alunos no Comando realizado em 2016; e acesse o site desta edição do programa, para conhecer o perfil dos universitários gestores, bem como a programação de todo o final de semana.

 

Prática Profissional em Hotelaria – É um componente curricular obrigatório nas graduações Tecnologia em Hotelaria e Bacharelado em Hotelaria e prevê que os alunos cumpram 144 horas de atividades práticas em um dos hotéis-escola Senac. Nesse período, os alunos que estudam no campus Santo Amaro (na capital) ficam hospedados nos alojamentos dos campi e passam por todos os postos de atividades dos hotéis, vivenciando o funcionamento de um hotel com alto padrão de serviços. O Desafio Senac: Alunos no Comando é uma disciplina optativa dos cursos.

Para os alunos do Bacharelado em Hotelaria há ainda uma segunda prática profissional obrigatória: são 18 horas, nas quais eles acompanham junto aos executivos de vendas dos hotéis-escola Senac, na capital, o momento em que desenvolvem competências voltadas à gestão e comercialização de serviços hoteleiros.

O hotel-escola é um exemplo concreto do modelo educacional do Centro Universitário Senac, que integra a operação comercial de empreendimentos hoteleiros de alto padrão de qualidade ao aprendizado nas áreas de hotelaria e gastronomia. No Grande Hotel São Pedro e no Grande Hotel Campos do Jordão, o aluno tem a oportunidade de aprender vivenciando atividades reais da profissão, o que possibilita desenvolver capacidade de análise para entender e conduzir imprevistos, além de atuar em equipe, sempre com qualidade e ética.

 

Inscrições abertas – o Centro Universitário Senac recebe inscrições para os cursos de graduação presenciais do 1º semestre de 2018. No campus Águas de São Pedro, há vagas abertas para os cursos de graduação Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Hotelaria, enquanto em Campos do Jordão as vagas são para a graduação em Tecnologia em Gastronomia.

 

Ofertas dos campi Águas de São Pedro e Campos do Jordão – o Tecnologia em Hotelaria conquistou o conceito 5, excelente, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Com duração de dois anos, oferece aos universitários a possibilidade de atuar no mercado da hospitalidade, com foco em questões ligadas à operação do negócio hoteleiro e à gestão de serviços, a partir de aulas realizadas em laboratórios específicos, sempre aliadas às tendências do mercado e com oportunidades de vivenciar a prática da profissão em situações reais, como o Desafio Senac: Alunos no Comando.

Já o Tecnologia em Gastronomia, igualmente com duração de dois anos, possibilita aos alunos a oportunidade de desenvolver competências para atuar na produção culinária, bem como na operação e gestão de diversificados empreendimentos de alimentação, por meio de práticas aplicadas em cozinhas pedagógicas, laboratórios de alimentos e bebidas (enologia, restaurante e bar), laboratórios de microbiologia, higiene dos alimentos e informática, sem falar de projetos de extensão e iniciação científica, seminários, palestras, eventos e visitas técnicas, que constantemente fazem parte da vida universitária dos alunos.

Para conferir mais informações sobre cursos e inscrições para o Vestibular 2018, acesse o Portal Senac.

 

Serviço:

Inscrições para o Vestibular 2018 – cursos presenciais

Período: até 19 de novembro de 2017

Taxa de inscrição: R$ 50

Inscrições: pelo Portal Senac

Vestibular em 3/12, às 10 horas

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password