Alunos de Votuporanga estão em etapa nacional de robótica

Estudantes da escola Sesi de Votuporanga se classificaram para a etapa nacional do 5º Torneio Sesi de Robótica, categoria First® Lego® League, que acontecerá de 21 a 24 de fevereiro, em Taguatinga/DF. Voltada a alunos do ensino fundamental II do Sesi, a fase estadual da competição teve 320 participantes. Além de seguir no campeonato, a equipe local ganhou o prêmio de solução inovadora.

 

A Sesi Big Bang, de Birigui, obteve a maior pontuação entre as 40 melhores, superando o Sesi Red Rabbit, de Americana, vice-campeão, e os alunos do Sesi ItapeRobota, de Itapetininga, que ficaram em terceiro lugar.
Originalmente, apenas oito grupos seriam classificados para a etapa nacional, mas o comitê organizador recebeu mais duas vagas para o Estado de São Paulo. Dessa forma, serão 10 as equipes que representarão o Estado na competição nacional, que será em fevereiro de 2014, na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal.

 
Além das três primeiras, também se classificaram para a próxima etapa os alunos de: Álvares Machado (Sesi IronBot), Andradina (Sesi AndraBotics), Bauru (Sesi Fênix), Jundiaí (Sesi Jedi’s), duas equipes de Valinhos (Sesi Cyberzukas e Sesi Turbotubies) e os alunos de Votuporanga (Sesi ZintecVotu).

 
Na metodologia utilizada no Sesi-SP, as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna.

 
O torneio – criado para despertar o interesse dos estudantes para temas como ciência e tecno-logia dentro do ambiente escolar, iniciou sua quinta edição no dia 31 de outubro, dividido em 10 etapas regionais.

 
Nesta temporada, que tem como tema Nature’s Fury (Fúrias da Natureza), as equipes foram desafiadas a propor soluções inovadoras para ajudar uma comunidade a se preparar, permanecer segura ou se reconstruir em um cenário de desastre natural, como tornados, tempestades, terremotos, tsunamis, enchentes e deslizamentos de terra.

 
Cada equipe (composta por seis alunos, um técnico e um mentor) foi motivada a elaborar e a programar um robô autônomo, que terá dois minutos e meio para cumprir as missões do Desafio do Robô.

 
Os grupos foram avaliados com base em três requisitos: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), robô e core values (inspiração e trabalho em equipe). Para saber mais sobre o 5º Torneio Sesi-SP de Robótica e as equipes, acesse: facebook.com/roboticasesi.

 

Leidiane Sabino – A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password