Aleitamento materno é importante para desenvolvimento da fala

No quarto dia de programação da 2ª Semana do Bebê a fonoaudióloga Cleiva Mara Peresi Bandos falou sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento da fala e da linguagem das crianças em palestra realizada no Consultório Municipal do bairro Vila América. “O movimento da sucção contribui para o fortalecimento dos músculos utilizados na fala. Outro benefício proporcionado pelo aleitamento materno é o posicionamento da cabeça do bebê que evita a ocorrência de otites”.

 

Existem casos de crianças que com quase dois anos não começaram a desenvolver a fala porque não escutam bem. “Por isso que sempre perguntamos durante a consulta se, quando bebê, a criança teve otites repetitivas”, explicou a fonoaudióloga e alertou principalmente as mães que não amamentam quanto ao atraso que as otites repetitivas podem causar no desenvolvimento da fala e da linguagem da criança.

 

O uso da chupeta também foi abordado durante a palestra. “O uso da chupeta, se for feito, deve ser só para a criança dormir. Dormiu, o pai ou a mãe devem tirar. Aquela criança que fica com a chupeta na boca o dia inteiro, amarrada a uma fralda, fica com a língua flácida. Certamente é uma criança com dificuldades de fala”.

 

Oficina de papinhas

Entre as oficinas realizadas na praça da Matriz, durante o 1º Festival da Primeiríssima Infância, a nutricionista Geyse Mara de Oliveira orientou quanto ao preparo das papinhas, destacando que o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês. “Logo no início o ideal é oferecer uma papa salgada e duas papas de fruta durante o dia. Depois de um tempo que deve passar a duas papas salgadas, uma no almoço e outra no jantar”.

 

Geyse orientou as mães participantes a amassarem os legumes com garfo e não passar na peneira ou no liquidificador. “É interessante também oferecer os alimentos separadamente, não amassá-los todos juntos, para que o bebê aprenda a sentir o gosto de todos os alimentos oferecidos a ele”.

 

Por sua vez, a nutricionista Natália Martins Massoca falou sobre Alimentação Saudável para Crianças no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e orientou as mães participantes a não oferecerem alimentos industrializados aos seus filhos. “Os alimentos industrializados são ricos em gordura, carboidratos e açúcares. O ideal é oferecer às crianças uma alimentação variada e colorida”.

 

Natália explicou ainda que o aleitamento materno deve ser até os dois anos de idade. “Uma criança com leite materno deve ter sua alimentação complementada três vezes ao dia. Já a criança que não toma leite materno pode receber até cinco porções de papas, salgada e de fruta, por dia”.

 

Programação

Confira abaixo a programação completa desta sexta-feira (21/9) da 2ª Semana do Bebê de Votuporanga, com palestras nas unidades de saúde (PAS, consultórios municipais, USF), nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas unidades de Educação Infantil (CEMEI’s) do município e ainda as atividades na Praça da Matriz dentro do “1º Festival da Primeiríssima Infância”.

 

Nas unidades de Saúde, CRAS e CEMEI’s as atividades começam a partir das 8 horas com as palestras: Desenvolvimento Maxilo Facial da Criança, no Consultório Municipal “Dr. Joel Pereira dos Santos”, no Jardim Canaã; Alongamento e Relaxamento para Gestantes, no PAS III “Dr Jonas Pires Correa”; Confecção de Porta Retrato e Bazar do Bebê, no USF “Dr Ruy Pedroso”, no Palmeiras, e As Vantagens do Aleitamento Materno para o Bebê, no USF “Carmem Maria Martins Moretin”, no Paineiras.

 

Às 8h30, os segredos do banho serão abordados no Consultório Municipal “Jerônimo Figueira da Costa Neto”, no Jardim Bom Clima. Às 9 horas acontecem: Prevenção das Deficiências das Vitaminas A e D: Uso de Sulfato Ferroso associado à Prevenção de Anemia, no Consultório Municipal “Dr. Gumercindo Hernandes Morales”, no São João, e A Importância do Programa Saúde de Ferro, no USF III “Daniele Cristine Lamana”, no Parque das Nações.

 

No período da tarde, às 13h30, acontece a Oficina Radio infância.com, no CRAS Sul, bairro São João. Já a partir das 14 horas a programação segue com a palestra Amamentação x Alimentação, no PAS II “Dr. Walter Eleutério Rodrigues”, no São Cosme, e Adolescência e Desenvolvimento Infantil, no CRAS Norte, bairro Jabuticabeiras. Às 16 horas o tema: Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças será debatido na Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga.

 

Festival da Primeiríssima Infância

Na Praça da Matriz, as atividades do 1º Festival da Primeiríssima Infância tem início às 9 horas com a oficina de Musicalização para pais e crianças de zero a seis anos, sob coordenação de Jussara Belloni. Às 14 horas é a vez de Taiza Silva Pereira da Costa oferecer oficina de pintura em tecido e às 18 horas a opção será de scrap book “O Registro da Vida do Bebê”, sob coordenação de Maria das Graças Morini.

 

Todas as atividades da programação da 2ª Semana do Bebê, do 1º Festival da Primeiríssima Infância e do 1º Seminário Internacional da Primeiríssima Infância são gratuitas e podem ser conferidas no site:www.primeirissimavotu.com.br.

 

A 2ª Semana do Bebê é uma realização da Prefeitura de Votuporanga, por meio das Secretarias da Educação, Cultura e Turismo, Saúde e Assistência Social em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Centro Universitário de Votuporanga – Unifev e conta com o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password