Água do Ribeirão Bonito apresenta alterações de cor, odor e textura em Glicério

Cetesb orientou para que as pessoas não entrem nem utilizem a água e disse que mantém a fiscalização dentro de uma cronograma

Moradores de Glicério (SP) notaram que o Ribeirão Bonito tem apresentado alterações na água, como cor esverdeada, odor forte e textura grossa.

“Para nós é considerado um paraíso, mas a gente está desistindo porque não tem mais aquele lazer. Era limpa a água, a gente pescava, mas agora a gente está sendo atado por causa da sujeira, mau cheiro. A gente fica triste, não tem como a gente se animar”, diz o aposentado José dos Reis Pereira.

“De uns cinco anos para cá está assim. Estou até indo embora, dá um mau cheiro que faz mal. Essa situação atrapalha tudo, no feriado prolongado o pessoal não vem mais para cá. Só nós somos teimosos, pegamos barco e vamos para o meio do rio pegar peixe, mas aqui no condomínio está feio demais”, afirma o aposentado Fausto Urives.

De acordo com a ecóloga Adriana de Castro, com o sol e calor ocorre a floração de alguns microrganismos da água que, por apresentar nutrientes, ocorrem as alterações na coloração.

“As cianobactérias ocorrem naturalmente em ambiente aquático. Em condições ideais de incidência solar e alta temperatura, ocorre um fenômeno chamado floração, quando as cianobactérias se reproduzem em grandes florações, dando tom esverdeado às águas”, explica.

“Quando ambientes aquáticos apresentam grande quantidade de nutrientes, especialmente fósforo e nitrogênio, geralmente associados a fertilizantes e tratamentos de esgoto, ocorre um outro fenômeno chamado eutrofização que é um tipo de poluição das águas. A depender da concentração, elas podem causar toxicidade e mortandade de peixes. Neste tipo de cenário é importante fazer um diagnostico ambiental.”

Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) orientou para que as pessoas não entrem nem utilizem a água. Também informou que mantém a fiscalização dentro de uma cronograma e atende reclamações e denúncias para buscar fontes irregulares.

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password