Agentes de vetores intensificam ações de controle a dengue

A Secretaria de Saúde de Votuporanga por intermédio do Secez vem realizando uma série de ações para o controle do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. O trabalho é promovido durante todo o ano, sem interrupções, por equipes de agentes de vetor.

Casas, empresas, entidades assistenciais, órgãos públicos, estabelecimentos comerciais, igrejas, enfim, todos os locais que se encontram dentro do município são visitados pelos agentes que fazem as orientações necessárias quanto a retirada dos criadouros do mosquito e os métodos mais eficazes para a diminuição dos focos que não podem ser removidos. Nesse caso devem ser utilizados produtos alternativos, como por exemplo: detergente líquido, desinfetante, água sanitária e salmoura (solução de água+sal).

Além das informações as equipes do Secez fazem o controle mecânico, recolhendo criadouros de locais públicos e terrenos baldios; pulverização em áreas com casos positivos da doença, confirmados após o diagnóstico médico.

O Secez organiza palestras em escolas municipais com a distribuição de panfletos, exibem filmes de curta duração sobre os sintomas da doença, slides que apresentam as principais características do aedes e jogos educativos.     A finalidade é alertar as crianças para os perigos da doença, atuando como multiplicadores junto a suas famílias e a comunidade.

Votuporanga registra até o momento 19 casos confirmados da doença, o que por enquanto, não configura risco epidêmico. “Mesmo assim, a população deve fazer seu papel mantendo os quintais livres dos criadouros do mosquito, como tampinhas de garrafa, cascas de ovos, sacolinhas plásticas, entre outros materiais. Vasos sanitários, ralos e pias também são locais adequados para a proliferação do inseto, por isso, toda a atenção deve ser redobrada” – alerta a integrante do setor de informação, educação e comunicação do Secez, Adelice Silva.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password