Agentes de saúde ‘invadem’ casa e eliminam criadouros

As equipes do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses de Votuporanga (Secez) e da Vigilância Sanitária entraram em uma casa no bairro Eldorado ontem à tarde.

 

O imóvel é considerado pela equipe de Saúde como um grande criadouro do mosquito Aedes Aegypti.
O alvará foi expedido pelo juiz José Manuel Ferreira Filho. Os profissionais do município estiveram na casa para tratar a água da piscina, que estava parada, propiciando a proliferação do mosquito. No momento dos trabalhos, o proprietário, um professor da rede estadual, não estava presente.
Oimóvel preocupava a população da região já que agentes esteiveram outras duas vezes no local e não conseguiram entrar. O morador foi autuado em dois momentos por manter focos do mosquito transmissor da dengue. Na primeira infração, a multa foi de R$ 800. Na reincidência, chegou a R$1.600.
O chefe do Secez, Edmar Costa, ressaltou que se o dono da casa não pagar as multas, pode perder o imóvel.“Essa situação, causa perigo à toda a região.”
Danieli de Abreu Teodoro Leppos, responsável pela Vigilância Sanitária, explicou como são feitas as autuações. “Os agentes de saúde não podem multar, então recorrem a nós para aplicar as penalidades”, destacou.
De acordo com Hebert Caetano, técnico de saúde, a Prefeitura conseguiu uma ordem judicial para aterrar a piscina, fato inédito no município. “Este local é alvo de denúncias anônimas e de também de vereadores. Precisamos aterrar este reservatório para que não seja criadouro do mosquito”
Moradores que não quiseram se identificar relataram o medo de contrair dengue. “Chego a sonhar que estou doente. A gente está com receio”, destacaram.
De janeiro até o momento, foram registrados 2.816 casos de dengue e duas mortes (de uma criança de um ano e dois meses e de uma mulher de 46 anos). De acordo com a Vigilância Sanitária, foram emitidos oito autos de infração e duas multas.

Andressa Aoki
andressa.aoki@diariodaregiao.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password