Aeroporto de Fernandópolis poderá receber voos comerciais

Depois de Votuporanga (SP) anunciar voos regulares partindo da cidade, agora Fernandópolis (SP) também poderá ter pousos e decolagens comerciais. O aeroporto é um dos escolhidos por um programa do Governo Federal.

O aeroporto da cidade tem o asfalto bem conservado, boa infraestrutura e nenhum obstáculo que prejudique pousos e decolagens. Mas apesar das condições favoráveis, a aviação o local ainda é pouco utilizado, somente pequenos aviões e aeronaves de treinamento aterrissam no local. “A gente usa mais para avião de pequeno porte, monomotor, a aviação agrícola, então é para aeronaves menores”, afirma Orlando Carlos Grecco, administrador do aeroporto.

Esta situação deve mudar nos próximos meses já que um programa de investimentos em logística para aeroportos regionais do governo federal pretende ampliar a aviação civil na região noroeste paulista.

Ao todo, serão investidos mais de R$ 7 bilhões na ampliação de aeroportos em todo país. No Estado de São Paulo, 14 terminais devem ser beneficiados, entre eles, o de Fernandópolis. A previsão é de que voos comerciais começam a decolar do local até o início da Copa do Mundo no ano que vem.

Funcionários da Infraero já estiveram na cidade realizando alguns estudos. “Eles já fizeram todo o levantamento e agora está na Secretaria de Aviação Civil, estamos no aguardo o final do projeto”, diz Grecco.

Quem comemora a boa notícia vinda dos céus são os empresários. A ampliação do aeroporto e a possibilidade de uma linha comercial podem gerar mais investimentos. “Com isso, nós vamos ter muito mais empresários utilizando o aeroporto, principalmente com pousos e decolagens noturnos, que por enquanto não podemos fazer”, diz Claudecir Vergílio dos Santos, secretário de Desenvolvimento e Turismo.

O advogado Henri Dias conhece bem as dificuldades enfrentadas por quem precisa fazer viagens de avião. O aeroporto mais próximo a Fernandópolis, o de São José do Rio Preto (SP), fica a 115 quilômetros. Além da distância é preciso madrugar para fazer o check-in. “Precisamos  antecipar todos os compromissos e essa mudança, fazendo os voos partindo de Fernandópolis, nós podemos fazer uma programação melhor”, afirma o advogado.

A previsão é de que a obra no aeroporto comece ainda este mês. Voos comerciais ainda dependem do interesse das companhias aéreas. Além de Fernandópolis, o terminal de Araçatuba também será beneficiado pelo programa federal. Já os voos diários de Votuporanga para São Paulo devem ter início assim que a Anac homologar o pedido da empresa aérea que vai operar na cidade.

 

G1

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password