Adolescentes atendidos pelos Cras participam de projeto de iniciação fotográfica

Ação teve como interesse despertar um olhar mais sensível e artístico dos alunos perante o contexto sociocultural em que eles estão inseridos

Durante três meses cerca de 50 adolescentes atendidos pelo projeto Ação Jovem realizado nos três Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Prefeitura de Votuporanga participaram de um projeto de iniciação fotográfica com a fotógrafa e publicitária, Mariana Rocha. A ação teve como interesse despertar um olhar mais sensível e artístico dos alunos perante o contexto sociocultural em que eles estão inseridos.

Entre as propostas trabalhadas durante o curso estava uma análise baseada no filme “Cidade de Deus”, cuja obra retrata a realidade sociocultural de uma comunidade periférica do Rio de Janeiro. “A análise do filme permitiu aos alunos uma tradução semiótica das palavras-chaves em vivência fotográfica. Essa vivência envolveu a pluralidade dos modos de vida e pensamento, assim como, permitiu uma interação com os espaços dos bairros em que estão localizados cada Cras. No Leste, por exemplo, eles exploraram o prédio construído para a antiga Casb; no Sul foi a praça São Bento e no Norte um campo de futebol”, explicou a fotógrafa.

As fotos produzidas pelos alunos durante o projeto estão expostas na sede do Senac, parceiro do projeto, depois seguirão para a Prefeitura e, por fim, para os três Cras. Na tarde da última terça-feira (05/5) a secretária de Assistência Social de Votuporanga, Marli Beneduzzi Pignatari, recepcionou os adolescentes no auditório do Senac e ressaltou a importância do envolvimento deles em atividades como esta. “Nossa política de assistência social é fazer com que estes jovens se ocupem com atividades produtivas que proporcionem convivência em grupo e despertem o olhar deles para a comunidade em que eles vivem”.

Ação Jovem

O programa Ação Jovem acontece por meio de parceria com o Governo Estadual, que oferece incentivo financeiro por tempo determinado, visando estimular a permanência deles nas escolas e evitar possíveis situações de risco. Podem participar pessoas com idade entre 15 e 24 anos, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Durante os encontros realizados nos Cras são oferecidas atividades socioeducativas em grupos, com lazer, cultura e esportes, em horário oposto ao escolar. O período máximo de permanência no programa é de 36 meses, com avaliação profissional a cada 12 meses. Para se cadastrar no Ação Jovem o interessado deve procurar qualquer uma das três unidades do Cras mais próxima de sua casa.

Serviço:

 

Cras Sul

Rua Antônio Alves da Silveira, 2984 – (17) 3421-7624

 

Cras Norte

Rua João Lopes Rodrigues, 1866 – (17) 3422-4058

 

Cras Leste

Rua Parecis, 100 – (17) 3423-2592

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password