Ações do Novembro Azul terminam com horário estendido de atendimento

Campanha voltada à saúde do homem termina nesta quinta-feira; unidades de saúde estarão abertas até às 20h para atender gratuitamente o público masculino.

Termina nesta quarta-feira (30/11) a Campanha Novembro Azul, realizada nas unidades de Voutporanga pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é sensibilizar a comunidade, especialmente, os homens, a respeito das doenças masculinas, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Neste dia, as unidades de saúde estarão abertas em horário estendido, até às 20h, com orientações médicas, solicitações de exames preventivos de câncer de próstata, testes rápidos de HIV, hepatite B e C, sífilis e tuberculose, exame de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, entre outras ações necessárias para a promoção da qualidade de vida dos homens.

 

O Novembro Azul é lembrado durante o mês mundial de combate ao câncer de próstata com o intuito de prevenir a doença e promover mudanças de paradigmas no público masculino em relação à realização do exame. De acordo com a Fundação Seade – Sistema Estadual de Análise de Dados, a população masculina acima de 20 anos em Votuporanga é de 33,5 mil.

 

O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo informações mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

Prevenção 

O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata , diz a enfermeira e diretora do Departamento Assistencial, Nayara Dutra. “Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista conversar sobre o exame de toque retal, que permite avaliar as alterações da glândula, como o endurecimento e presença de nódulos suspeitos e sobre o PSA (antígeno prostático específico). Dados dos Ministérios da Saúde informam que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal”.

 

Sintomas

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localizada abaixo da bexiga sua principal função é, juntamente, com as vesículas seminais, produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando surgem, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, reduzindo as chances de cura. Nesta fase mais evoluída da doença os sintomas são, dores nos ossos e ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Campanha

O AME de Votuporanga também tem um trabalho especial voltado a esse público. O Ambulatório Médico de Especialistas desenvolve um programa gratuito chamado “Filho que AMA, leva o pai ao AME”, oferecido a homens a partir dos 50 anos de idade através do programa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

A campanha incentiva os filhos a levarem seus pais ao médico. Para agendar a consulta basta ligar 0800-779-0000.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password