Acampamento sem terra é levantado na estrada do 27

Objetivo é assentar cerca de 50 famílias em área da SPU

Trabalhadores sem terra começaram ontem a levantar acampamento em uma área ao lado da linha férrea que passa próxima a estrada vicinal Adriano Pedro Assi (estrada do 27) que liga Votuporanga a Sebastianópolis do Sul. Pela manhã os acampados ainda levantavam os barracos. Os assentados são associados ao acampamento Bom Jesus, de Ouroeste.

O grupo é filiado a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Federação da Agricultura Familiar (FAF). “Não somos ligados ao MST. Aqui é um acampamento de agricultura familiar”, disse o secretário administrativo do grupo, Antônio César de Sá.

Os acampados fizeram questão de informar que não tem qualquer integração com José Roberto Coutinho, o Lula, que recentemente coordenou um grupo de assentados que armou barracos na estrada que liga o bairro rural do Carrilho, em Cosmorama, e a estrada da Água Amarela, próximo a estrada do 27.

Este é oitavo acampamento do grupo na região noroeste paulista. O coordenador dos grupos é Marcelo da Silva dos Santos. O objetivo é assentar cerca de 50 famílias. Nomeado “Nelson Mandela”, o acampamento terá como presidente Gildete, que não estava no local.

A área que o grupo está instalado é de propriedade da Rede Ferroviária Federal S/A da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e fica entre os trilhos do trem e propriedades rurais.

Os responsáveis pelo grupo explicaram que não querem invadir as terras de fazendeiros da região, mas sim ficar até a resposta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sobre a liberação de áreas improdutivas no noroeste paulista.

Os organizadores do acampamento irão começar a visitar os donos de terra próximos ao local parta informar que não haverá invasão das propriedades. A primeira ação dos novos acampados acontecerá em São Paulo durante a 8ª Marcha dos Trabalhadores, agendada para o dia 9 de abril.

CRED: Alex Pelicer

André Nonato

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password