Academias a céu aberto: dois instrutores ajudam população

   

Professores de Educação Física estão à disposição dos moradores nas praças para orientar sobre a prática de exercícios

Aliar saúde e bem-estar, sem deixar de lado a socialização, estes são os objetivos das academias a céu aberto instaladas pela Prefeitura de Votuporanga. Os espaços recebem pessoas de todas as idades e proporcionam momentos de atividade física ao ar livre, com a orientação de dois professores de Educação Física.

Os instrutores Jeverton Silvério e Karina Franzin percorrem as praças dos bairros San Remo, Pró-povo, Parque das Nações, Friozi, Sonho Meu, Estação, Santa Amélia, Jardim Bom Clima e Cecap II durante a semana. Também há atividades nos Ginásios Hernani de Matos Nabuco, no Jardim Santo Antônio, e Mário Covas, no Jardim Residencial Prado. Eles orientam a população em dois períodos, manhã e tarde, por aproximadamente uma hora.

Os aparelhos das academias são simples de serem utilizados e proporcionam ao usuário o trabalho necessário para cada região do corpo, uma forma agradável e acessível para se exercitar. “São equipamentos sem restrição, para uso de qualquer pessoa, mas, os praticantes mais comuns têm sido idosos e iniciantes”, contou Karina. A professora revelou que o trabalho no Ginásio Hernani de Matos Nabuco é mais voltado para alongamento.

Jeverton falou dos benefícios das academias a céu aberto. “Os equipamentos são de baixo impacto, pensados como uma forma de estimular a população a sair do sedentarismo e começar a fazer atividades físicas. Hoje, as academias são bem frequentadas por pessoas mais velhas, também tornando-se um espaço de convivência”, contou.

Os aparelhos, se usados corretamente, trabalham flexibilidade, coordenação motora, fortalecimento dos ossos e músculos, das articulações e estimulam a circulação. “Porém, é bom ressaltar que todo exercício físico tem risco de lesão, se for praticado sem auxílio de um profissional”, alertou.

Ele contou que desenvolve treinamento para algumas turmas. “Trabalho há mais de um ano com este público que frequenta as academias. O desempenho melhora a cada dia, proporcionando emagrecimento, bem-estar e qualidade de vida”, afirmou.

O secretário de Esporte e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, disse que “o objetivo das academias é oferecer às pessoas que não têm condições financeiras, ou que não gostam das academias comuns, a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso”, justificou.

 

Horário dos professores nas praças:

 

Segunda-feira

7h30- Praça “Orlando Mastrocola” (San Remo)

8h30- Praça “Altino Ferreira” (Pró-Povo)

Terça-feira

7h30- Parque Municipal Bosque das Nações (Mata dos Macacos)

8h30- Praça ‘Faustino Puga Friosi’, Parque Residencial Friosi, próximo ao Cemitério

15h – “Manoel Ramalho Matta” (Cecap II)

Quarta-feira

8h – Ginásio Hernani de Matos Nabuco

9h20 -“Iracema Borges Chagas” (Sonho Meu)

15h – Praça “Maria de Jesus Gimenez Hernandes” (Parque Residencial do Lago)

Quinta-feira

7h30- Sistema de Lazer do Córrego Boa Vista

7h30 – Complexo Esportivo Mário Covas

8h30- Reserva Ecológica “Chico Mendes” (Santa Amélia)

15h – “Manoel Ramalho Matta” (Cecap II)

Sexta-feira

8h – Ginásio Hernani de Matos Nabuco

9h30 – Avenida Pansani (Jardim Marin)

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password