Abastecimento de água da Zona Norte em manutenção

A Saev Ambiental registrou na manhã de segunda-feira a quebra de um equipamento a 180 metros de profundidade do sistema de abastecimento da Zona Norte que está comprometendo o fornecimento de água para moradores dessa região ao longo da semana, principalmente entre às 13h e 17h. Equipes se revezam trabalhando no local de forma ininterrupta para efetuar a troca do equipamento.
A autarquia adotou uma medida de urgência recomendada para esta situação que é a de direcionar água para a Zona Norte através dos outros dois sistemas em funcionamento: nas regiões centro e Sul.
“Mesmo com essa medida, os reservatórios de distribuição da Zona Norte terão que ser fechados das 13h às 17h, para o reabastecimento. Nos outros períodos do dia, o fornecimento será retomado, mas pedimos a colaboração de toda a cidade para que economize o recurso e ninguém sinta a falta”, explica o engenheiro Aldo Takao Okoti.
O engenheiro observa que “os serviços estão sendo executados com a máxima urgência. Faz-se necessária a desmontagem das colunas, retirada do motor de 450 CV, caixa de rolamento, eixos de transmissão, cabeçote e colunas de 10 polegadas”.
O superintendente Oscar Guarizo destaca ainda que “foi um problema técnico inesperado e, por isso, contamos com a colaboração da população neste período de trabalho ininterrupto. Estamos com prioridade máxima na reparação para solucionar isso da forma mais rápida possível”.
O serviço de plantão da Saev está à disposição através do telefone 0800-7701950.
Consumo acima da média
Cada votuporanguense consome por dia 250 litros de água, acima da média nacional que é de 120 a 200 litros por pessoa. A Organização das Nações Unidas (ONU) preconiza que cada pessoa necessita de 110
litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene.
Dicas para economizar água
 
– Use um regador ou esguicho-revólver para molhar os jardins. No verão, regue uma vez por dia, preferencialmente antes das 8 horas da manhã ou depois das 17 horas. No inverno a rega pode ser feita a cada três dias durante o mês, no mesmo horário.
– Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e só aí abra a torneira para molhá-los. Não deixe água correndo enquanto executa alguma tarefa. Ensaboe primeiro, e só depois enxágue.
– Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana. Se em sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço.
– Tome banhos curtos, fechando as torneiras enquanto se ensaboa. Ao terminar, verifique se elas estão bem fechadas.
– Adote a varrição em todos os locais em que isso for possível. Para limpeza da casa, use pano úmido. Não lave o carro na estiagem.
– Jamais use a mangueira para lavar o carro ou varrer o quintal e a calçada.
– Escove os dentes com a torneira fechada. Abra-a apenas para enxaguar. O mesmo vale para a hora de fazer a barba.
– Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password