“A Trapaça” e “Gravidade” dividem a ponta na briga pelo Oscar

Assim como no Globo de Ouro, “Trapaça”, de David O. Russell, é um dos favoritos ao Oscar 2014, com dez indicações. “Gravidade”, de Alfonso Cuarón, também concorre a dez estatuetas. Os dois brigam pelos títulos de melhor filme e melhor diretor, mas apenas “Trapaça” aparece em todas as principais categorias. “Gravidade”, por sua vez, surge com força em modalidades técnicas, como edição, fotografia, mixagem de som e efeitos especiais.

Logo atrás vem “12 Anos de Escravidão”, vencedor do Globo de Ouro de melhor filme, com nove indicações – também nas categorias melhor filme e diretor.
A lista completa dos concorrentes ao prêmio mais cobiçado do cinema nos Estados Unidos foi divulgada ontem. Já a 86ª edição da cerimônia, realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, é dia 2 de março, no Teatro Dolbly, com apresentação de Ellen DeGeneres.

Recordistas de estatuetas como a atriz Meryl Streep, o diretor e roteirista Woody Allen e o compositor John Williams estão novamente na disputa.
Há algumas surpresas, como “O Cavaleiro Solitário”, na categoria melhor maquiagem e cabelo. O filme também foi lembrado pelo Framboesa de Ouro, nas categorias pior filme, pior ator (Johnny Depp), pior remake, pior roteiro e pior diretor (Gore Verbinski).

Por outro lado, nomes dados como certos ficaram de fora. É o caso, por exemplo, de Tom Hanks, apontado como candidato a melhor ator por “Capitão Philips”, e “O Mordomo da Casa Branca”, de Lee Daniels, uma das apostas de melhor filme e de melhor atriz coadjuvante (Oprah Winfrey) até o fim do ano passado.

“O Som ao Redor”, longa brasileiro inscrito para concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira, está fora da disputa desde 20 de dezembro, com a divulgação de uma pré-lista. A animação “Uma História de Amor e Fúria”, do paulistano Luiz Bolognesi, também não ganhou o crivo da Academia.

 

Daniela Fenti – Diário da Região

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password