“A Rainha do Rádio” conta história da radialista Adelaide Fontana

Peça premiada faz parte da Virada Cultural em Votuporanga e será apresentada no sábado, às 21h30

Com a Virada Cultural Paulista em Votuporanga, o público confere atrações de peso no cenário nacional. Nas artes cênicas, a peça “A Rainha do Rádio”, da Companhia A Quatro Mãos, irá contar a trajetória da radialista Adelaide Fontana no Centro de Convenções neste sábado (30/05), a partir das 21h30.

A peça coleciona prêmios. Em 2014, na 3ª edição do Festkaos (Festival Teatro do Caos), a obra ficou com o segundo lugar na categoria principal de Melhor Espetáculo. Além disso, as atrizes Bárbara Zampol e Isabella Veiga foram indicadas na categoria Melhor Atriz e ficaram com o primeiro lugar na modalidade de Melhor Maquiagem.

Em entrevista, Bárbara e Isabella falam da expectativa em se apresentar em Votuporanga. “Em primeiro lugar, esperamos que o público de Votuporanga se identifique, se emocione e se divirta com a nossa montagem. Gostaríamos também de poder levar as pessoas a refletirem sobre as questões discutidas no texto, tais como as relações de poder, as opressões às quais as pessoas são submetidas em seu cotidiano, a hipocrisia e a censura – dentre outros temas que permeiam as relações humanas”, disseram.

Esta não é a primeira vez que a companhia estará no interior de São Paulo. A peça foi apresentada no último final de semana em São José do Rio Preto, dentro da programação da Virada Cultural. “Em 2014, nos apresentamos em Presidente Prudente no 21 FENTEPP – Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente.  Em 2013, também estivemos no Teatro Castro Alves- Festara 2013 (Festival de Teatro de Araçatuba)”, afirmaram.

Elas ressaltaram a importância de participar da Virada Cultural. “Para nós da Cia A Quatro Mãos é muito importante participar de um evento tão grande e respeitado como a Virada Cultural. Estamos animadas por poder apresentar nosso trabalho para públicos novos. Além disso, a história da peça se passa em uma cidade do interior e, por isso, sempre que apresentamos em cidades interioranas a peça ganha força e o público se identifica mais com o texto.  Também é uma honra fazer parte de uma programação selecionada tão criteriosamente e estar entre tantos artistas que respeitamos e admiramos”, ressaltaram.

Os ingressos para a “A Rainha do Rádio” serão liberados uma hora antes do espetáculo, no Centro de Convenções.

Sinopse da peça

Adelaide Fontana, recém despedida de seu programa de poesias da Rádio Esperança do Interior, sem que ninguém percebesse, entrou na emissora à meia-noite e a colocou no ar. Inconformada com a justificativa de que o motivo de sua demissão se devia à decadência da audiência de seu programa e a suposta ‘morte da poesia’, a locutora explicou aos ouvintes os motivos pelos quais foi demitida, entregou os podres de gente conhecida, fez uma verdadeira desconstrução da cidade, apontando a sua hipocrisia. Disse tudo que tinha vontade e era proibida de dizer. Dessa forma, despertou a ira de seus opositores, em um período marcado pela censura e suas imposições.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password